A literatura de testemunho na expressão poética do poeta Agostinho Neto, no livro Poemas de Angola

Autores

  • Airton Souza de Oliveira Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Palavras-chave:

Agostinho Neto, Literatura de Testemunho, Literatura Africana e Poesia Angolana.

Resumo


Esse trabalho visa abordar questões ligadas aos procedimentos da Literatura de Testemunho, postulado inicialmente pelos estudos referentes ao pensamento crí­tico e filosófico de Walter Benjamin, centrados essencialmente nos ensaios "Experiência e Pobreza" e "O narrador", escritos entres os anos de 1928 e 1935, assim como de outros teóricos, entre eles Seligmann-Silva (2003). Gagnebin (2006) e Alfredo Bosi (2002). Mantendo, além disso, relações subjacentes ligadas í s questões em torno da memória; do papel relacionado í  ironia, desempenhado pela literatura; pelas relações de valores; pelo ético; o estético; a rememoração; pela resistência entre outras questões que resultam na chamada Literatura de Testemunho. O corpus em análise é a poesia de Agostinho Neto. Entre os resultados, conclui-se que a poética agostiniana opera com significações simbólicas muito ligadas as histórias de lutas coloniais, pró-libertação de Angola, na ífrica.

Biografia do Autor

Airton Souza de Oliveira, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Poeta, professor. Licenciado em História, pela Uniasselvi, Licenciado em Letras, pela Unifesspa e Mestre em Letras, pela Unifesspa.

Downloads

Publicado

2019-08-01

Como Citar

de Oliveira, A. S. (2019). A literatura de testemunho na expressão poética do poeta Agostinho Neto, no livro Poemas de Angola. História Oral, 22(1), 269–287. Recuperado de https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/881

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.