História pública, corpo e oralidade: experimentações a partir do acervo Trajetórias Docentes
Experimentos a partir de la colección Trajetórias Docentes
DOI:
https://doi.org/10.51880/ho.v26i1.1317Palavras-chave:
história pública, corpo, oralidadeResumo
Construído na interface entre história pública, corpo e oralidade, o artigo traz experimentações a partir das narrativas públicas gravadas para o acervo audiovisual Trajetórias Docentes. Problematiza aspectos teórico-metodológicos referentes às corporalidades, manifestas em expressões gestuais durante entrevistas públicas, nas pesquisas sobre história de vida e formação docente. Em um estudo de caso, na perspectiva do trabalho de história oral dialógico e participativo, observa-se a performance autobiográfica do professor e militante da educação básica Rubens da Silva Pinho (2022), a partir de um encontro entre professores do ensino básico e do ensino superior, entre saberes docentes, escolares, acadêmicos e comunitários, no contexto do ProfHistória (Mestrado Profissional em Ensino de História). As contribuições da pesquisa apontam para três direções articuladas, mas distintas: o protagonismo docente no debate público em educação, no tempo presente; a utilização das narrativas autobiográficas para a formação continuada e a construção de uma história pública dos professores; e, por fim, a importância das performances narrativas e das entrevistas públicas, contextualizadas em redes de apoio, para o trabalho em história oral.
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