Resenhas

A revista História Oral estimula fortemente a produção e submissão de resenhas, que contribuem enormemente para o diálogo crítico, a atualização bibliográfica e o amadurecimento de nossa área de estudos. Podem ser enviadas resenhas de livrosprodutos audiovisuaisexposiçõesprojetos digitais que sejam baseados em história oral, que reflitam sobre esse método, ou que suscitem discussões de interesse para praticantes de história oral.

As resenhas têm caráter apresentativo e crítico e devem se remeter a obras publicadas no Brasil (em até 24 meses de sua publicação) ou no exterior (em até 36 meses de sua publicação) e ter, no máximo, 8 mil caracteres (com espaços). A participação na seção Resenhas não impõe exigências quanto ao intervalo para nova submissão (isto é, um autor pode publicar um texto na seção Resenhas e não necessita aguardar o intervalo de um número para enviar nova submissão).

 

Como publicar na seção Resenhas

Continuamos recebendo resenhas enviadas espontaneamente e estamos comprometidos com a ra´pida avaliação das submissões.

Inauguramos também um banco de dados a partir do qual poderemos buscar ativamente comentadores para obras recebidas diretamente pela revista, remetidas por autores e editores. Assim, caso você esteja disposto(a) a ser consultado(a) e considere a importante tarefa de contribuir com uma resenha no futuro, comentando uma obra em sua área de especialidade, cadastre-se no link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdzUKKF47AzC4mlTYljKq6frdeNoVmUGBYpp9Wg1nTMEFlBng/viewform

Todas as resenhas publicadas na revista recebem um número DOI exclusivo, de identificador de objeto digital.

 

Como ter sua obra resenhada

Caso você seja o(a) autor(a) de uma obra recente cujo perfil se enquadra na seção Resenhas, envie -- ou peça à editora para enviar -- o seguinte material para o e-mail revista@historiaoral.org.br, para que possamos tentar encontrar um resenhista da mesma área de interesse ou especialidade para comentar seu trabalho:

Título do trabalho: 

Autor: 

Editora: 

Ano: 

Meio de divulgação (impresso/digital): 

Sinopse do trabalho:

Caso o trabalho seja digital, pede-se também enviar o link para acesso ou PDF em anexo. Nos casos de obras impressas, entraremos em contato informando endereço para envio.