Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é inédita e original e não está sendo considerada para publicação por outra revista.
  • Os arquivos de texto estão em formato Microsoft Word (DOC ou DOCX) ou RTF.
  • O texto principal está em conformidade com as normas especificadas em Diretrizes para autores.
  • As versões do título, do resumo e das palavras-chave foram ser preparadas e/ou revisadas por indiví­duo fluente ou por falante nativo ou profissional habilitado, não sendo oriundas de tradução automática.
  • As permissões para uso de depoimentos e imagens incluídos no artigo, se for o caso, estão em posse do autor, que possui autorização para publicação dos mesmos na revista História Oral.
  • Foram retiradas da versão principal quaisquer itens que permitam a identificação da autoria, garantindo dessa forma o sigilo durante a avaliação cega por pares.
  • Em caso de trabalhos em co-autoria, todos os indivíduos apontados como autores contribuíram significativamente com o texto e estão de acordo com a submissão
  • Além do arquivo de texto para avaliação, está sendo remetido um arquivo com a identificação dos autores e informações suplementares, para uso exclusivo dos editores.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para autores (vigentes a partir de dezembro de 2020)

  1. Todo o material encaminhado à História Oral deve ser inédito.
  2. A revista recebe contribuições na forma de artigos, resenhas, entrevistas e traduções, de acordo com as Polí­ticas de Seção.
  3. A revista recebe artigos em português, espanhol e inglês. A publicação bilí­ngue (na lí­ngua original e em inglês, se for o caso) é fortemente estimulada, podendo o autor providenciar a tradução para o inglês após a notificação de aceite, quando for o caso.
  4. Apenas doutores, doutorandos ou mestres poderão submeter manuscritos à História Oral.
  5. É permitido o máximo de quatro autores por artigo, ordenados segundo a contribuição de cada um para o texto. Considera-se como autor quem, além de estar em pleno acordo com a versão final submetida, contribuiu substancialmente:
    1. Na concepção e/ou planejamento do estudo;
    2. Na obtenção e/ou análise e/ou interp´retação dos dados; 
    3. Na redação e/ou na revisão crítica substancial do texto.
      Após a submissão, não será permitida a inclusão ou exclusão de autores. Não são recebidas resenhas em coautoria.
  6. Periodicidade das submissões:
    1. Cada autor pode submeter um único texto por vez à revista, independente de figurar como autor ou coautor.
    2. O autor que publicar um artigo na revista não poderá submeter artigo no número subsequente, ainda que se trate de coautoria (exceção feita à seção Resenhas). 
  7. Todos os textos submetidos à revista deverão estar no formato DOC, DOCX ou RTF, fonte Times New Roman 12, espaçamento entre linhas 1.5, formato de página A4.
  8. As contribuições para a seção de artigos livres e dossiês deverão ter um mí­nimo de 25 mil e um máximo de 50 mil caracteres (com espaços, considerando-se todos os elementos do arquivo, incluindo título, resumos e palavras-chave e bibliografia). Além disso, devem ser acompanhados de tí­tulo em português e inglês; resumo (no máximo mil caracteres com espaço) em português e inglês, bem como de palavras-chave (de três a seis), também em português e inglês.
  9. As versões do tí­tulo, do resumo e das palavras-chave em inglês devem ter alta qualidade e ser preparadas e/ou revisadas por indiví­duo fluente ou, preferencialmente, por falante nativo ou profissional habilitado. A apresentação desses elementos em traduções literais, amadoras, incompatí­veis com as normas da lí­ngua estrangeira, ou oriundas de tradução automática poderão implicar a rejeição do artigo.
  10. As resenhas devem versar sobre obras recentes, nacionais (publicadas nos dois últimos anos) ou estrangeiras (publicadas nos três últimos anos) e ter, no máximo, 8 mil caracteres (com espaço).
  11. As contribuições para a seção de entrevistas deverão ter um mí­nimo de 25 mil e um máximo de 50 mil caracteres (com espaços, considerando-se todos os elementos do arquivo, incluindo título, resumos e palavras-chave e bibliografia) e devem precedidas de introdução que as contextualize, discuta as circunstâncias de produção da fonte e justifique a importância de sua publicação.
  12. As notas devem ficar no pé da página, apenas com informações complementares e substantivas.
  13. As remissões bibliográficas devem figurar no corpo principal do texto entre parênteses, e devem conter o sobrenome do autor, ano de publicação da obra e número da página da citação, quando for o caso. Ex.: (Gomes, 1999, p. 85).
  14. As referências bibliográficas devem constituir uma lista única ao final do artigo.
  15. Após as referências bibliográficas, deverá constar uma lista das fontes orais citadas ao longo do texto, conforme o modelo abaixo: SOBRENOME DO ENTREVISTADO, Nome. [idade]. [mês e ano da entrevista]. Entrevistador: NOME E SOBRENOME. Nome da cidade, estado. Data completa da entrevista.
  16. As figuras devem ser numeradas consecutivamente, em algarismos arábicos, de acordo com a ordem de inserção no texto (Figura 1, Figura 2, Figura 3, etc.) Devem ser acompanhadas por legendas e indicação de fonte;
  17. Demais itens de formatação e citação devem obedecer às normas ABNT em vigência;
  18. Para assegurar uma Avaliação Cega por Pares, os autores devem:
    1. Substituir nomes, instituições e tí­tulos de publicações que possam identificá-los por "Autor", seja no corpo do artigo, nas referências bibliográficas, no rodapé ou na listagem das entrevistas. Se for o caso de co-autoria, substituir por "Autor 1", "Autor 2", e assim por diante;
    2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento: mouse direito > Propriedades > Detalhes > Remover propriedades e informações pessoais (há opções) > OK > OK.
    3. Em outros softwares e sistemas operacionais, buscar procedimentos similares. 
  19. No ato da submissão dos trabalhos, o autor deverá enviar como documento suplementar um arquivo de texto contendo:
    1. A identificação dos autores, preenchidos da seguinte maneira:
      • Nome completo do autor;
      • Número de identificação ORCID (caso não possua, criar previamente em http://orcid.org ou acessar mais instruções neste link);
      • Instituição, em ordem hierárquica decrescente, sucedida por cidade e país. Exemplo: Universidade de São Paulo, Departamento de Sociologia, São Paulo, Brasil
      • Em nota de rodapé inserida após o nome do(s) autor(es), deve constar a formação, em ordem hierárquica descrescente, e filiação acadêmico-institucional, explicitando-se o vínculo institucional, e, em seguida, o e-mail. Exemplo: Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professor adjunto da Universidade Federal de Alfenas (Unifal). E-mail: exemplo@exemplo.com.br.
    2. Informações suplementares: 
      • a contribuição de cada um dos autores (em caso de trabalhos em coautoria), indicados pelo sobrenome;
      • número do Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE) (quando aplicável);
      • fonte de financiamento; 
      • possí­veis conflitos de interesse na realização e comunicação da pesquisa.
        Exemplo:
        Contribuições dos autores: Silva: planejamento da pesquisa, realização de entrevistas, análise dos dados e redação. Lopes: análise dos dados, redação e revisão. Johnson: revisão bibliográfica e análise dos dados. 
        Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE): 0000.1111.2222.3333

        Fonte de financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) - Bolsa
        Conflitos de interesse: Nada a declarar
        Caso o manuscrito seja aceito, tais itens serão publicados ao final do mesmo.

Dossiê

A seção recebe e publica artigos para dossiês temáticos, conforme chamadas divulgadas publicamente. 

Artigos Variados

A seção recebe e publica artigos de temas livre que discutam a história oral (em suas dimensões teórica, metodológica, política, etc.) ou que utilizem fontes orais para o estudo dos mais variados temas. 

Traduções

A seção recebe e encomenda traduções de textos, contemporâneos e clássicos, de interesse direto da comunidade de história oral.

Entrevistas

A revista recebe e encomenda entrevistas que forneçam exemplos dos bons usos da história oral, em sua diversidade metodológica, ou que sejam realizadas com profissionais e pesquisadores da área.

Resenhas

A seção recebe e publica resenhas de caráter crí­tico de obras bibliográficas publicadas no Brasil (em até 24 meses de sua publicação) e no exterior (em até 36 meses de sua publicação), de interesse para a comunidade de história oral. Também são aceitas resenhas de filmes, exposições e produtos audiovisuais.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.