Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Associação Brasileira de História Oral (ABHO) tem como um dos pontos centrais de sua proposta programática a publicação e distribuição da revista História Oral, que se destina a todos os interessados na metodologia, na teoria e nas experiências de pesquisas com fontes orais. Criada em junho de 1998, a revista é a primeira publicação brasileira inteiramente dedicada à divulgação de trabalhos nacionais e internacionais sobre a oralidade, desempenhando assim importante papel na formação de pesquisadores e circulação de conhecimento. A revista é um lugar plural onde se confrontam trabalhos interdisciplinares, evidenciando as interfaces da história oral com vários campos do conhecimento.

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista trabalha com sistema duplo-cego de revisão por pares. Os textos enviados são submetidos, após análise preliminar da adequação ao escopo e às normas da publicação, a pelo menos dois pareceristas designados pelos editores ou pelo Comitê Editorial. Esta norma aplica-se inclusive aos artigos encomendados pelo Comitê. Os pareceristas podem ser membros do Comitê Editorial, do Conselho Científico ou um especialista no assunto, convidado como parecerista ad hoc. Nos casos em que um número par de assessores emitam um parecer negativo e um positivo, o Comitê Editorial indicará um parecerista adicional. Aos autores que tiverem seus textos recusados, serão enviados os pareceres contrários (sem identificação do parecerista), sendo-lhes assegurado o direito a recurso circunstanciado. Não serão analisados os originais que não estiverem dentro dos padrões mencionados.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princí­pio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento cientí­fico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

O 1º número da revista História Oral foi publicado em 1998 e é decorrente da criação da Associação Brasileira de História Oral em 1994. Desde agosto de 2009, passou a contar também com uma edição eletrônica e, desde 2010, circula exclusivamente em formato digital. A partir de 2023, passou a ter periodicidade quadrimestral.