Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.

Author Guidelines

Diretrizes para autores (vigentes a partir de dezembro de 2020)

  1. Todo o material encaminhado à História Oral deve ser inédito.
  2. A revista recebe contribuições na forma de artigos, resenhas, entrevistas e traduções, de acordo com as Polí­ticas de Seção.
  3. A revista recebe artigos em português, espanhol e inglês. A publicação bilí­ngue (na lí­ngua original e em inglês, se for o caso) é fortemente estimulada, podendo o autor providenciar a tradução para o inglês após a notificação de aceite, quando for o caso.
  4. Apenas doutores, doutorandos ou mestres poderão submeter manuscritos à História Oral.
  5. É permitido o máximo de quatro autores por artigo, ordenados segundo a contribuição de cada um para o texto. Considera-se como autor quem, além de estar em pleno acordo com a versão final submetida, contribuiu substancialmente:
    1. Na concepção e/ou planejamento do estudo;
    2. Na obtenção e/ou análise e/ou interp´retação dos dados; 
    3. Na redação e/ou na revisão crítica substancial do texto.
      Após a submissão, não será permitida a inclusão ou exclusão de autores. Não são recebidas resenhas em coautoria.
  6. Periodicidade das submissões:
    1. Cada autor pode submeter um único texto por vez à revista, independente de figurar como autor ou coautor.
    2. O autor que publicar um artigo na revista não poderá submeter artigo no número subsequente, ainda que se trate de coautoria (exceção feita à seção Resenhas). 
  7. Todos os textos submetidos à revista deverão estar no formato DOC, DOCX ou RTF, fonte Times New Roman 12, espaçamento entre linhas 1.5, formato de página A4.
  8. As contribuições para a seção de artigos livres e dossiês deverão ter um mí­nimo de 25 mil e um máximo de 50 mil caracteres (com espaços, considerando-se todos os elementos do arquivo, incluindo título, resumos e palavras-chave e bibliografia). Além disso, devem ser acompanhados de tí­tulo em português e inglês; resumo (no máximo mil caracteres com espaço) em português e inglês, bem como de palavras-chave (de três a seis), também em português e inglês.
  9. As versões do tí­tulo, do resumo e das palavras-chave em inglês devem ter alta qualidade e ser preparadas e/ou revisadas por indiví­duo fluente ou, preferencialmente, por falante nativo ou profissional habilitado. A apresentação desses elementos em traduções literais, amadoras, incompatí­veis com as normas da lí­ngua estrangeira, ou oriundas de tradução automática poderão implicar a rejeição do artigo.
  10. As resenhas devem versar sobre obras recentes, nacionais (publicadas nos dois últimos anos) ou estrangeiras (publicadas nos três últimos anos) e ter, no máximo, 8 mil caracteres (com espaço).
  11. As contribuições para a seção de entrevistas deverão ter um mí­nimo de 25 mil e um máximo de 50 mil caracteres (com espaços, considerando-se todos os elementos do arquivo, incluindo título, resumos e palavras-chave e bibliografia) e devem precedidas de introdução que as contextualize, discuta as circunstâncias de produção da fonte e justifique a importância de sua publicação.
  12. As notas devem ficar no pé da página, apenas com informações complementares e substantivas.
  13. As remissões bibliográficas devem figurar no corpo principal do texto entre parênteses, e devem conter o sobrenome do autor, ano de publicação da obra e número da página da citação, quando for o caso. Ex.: (Gomes, 1999, p. 85).
  14. As referências bibliográficas devem constituir uma lista única ao final do artigo.
  15. Após as referências bibliográficas, deverá constar uma lista das fontes orais citadas ao longo do texto, conforme o modelo abaixo: SOBRENOME DO ENTREVISTADO, Nome. [idade]. [mês e ano da entrevista]. Entrevistador: NOME E SOBRENOME. Nome da cidade, estado. Data completa da entrevista.
  16. As figuras devem ser numeradas consecutivamente, em algarismos arábicos, de acordo com a ordem de inserção no texto (Figura 1, Figura 2, Figura 3, etc.) Devem ser acompanhadas por legendas e indicação de fonte;
  17. Demais itens de formatação e citação devem obedecer às normas ABNT em vigência;
  18. Para assegurar uma Avaliação Cega por Pares, os autores devem:
    1. Substituir nomes, instituições e tí­tulos de publicações que possam identificá-los por "Autor", seja no corpo do artigo, nas referências bibliográficas, no rodapé ou na listagem das entrevistas. Se for o caso de co-autoria, substituir por "Autor 1", "Autor 2", e assim por diante;
    2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento: mouse direito > Propriedades > Detalhes > Remover propriedades e informações pessoais (há opções) > OK > OK.
    3. Em outros softwares e sistemas operacionais, buscar procedimentos similares. 
  19. No ato da submissão dos trabalhos, o autor deverá enviar como documento suplementar um arquivo de texto contendo:
    1. A identificação dos autores, preenchidos da seguinte maneira:
      • Nome completo do autor;
      • Número de identificação ORCID (caso não possua, criar previamente em http://orcid.org ou acessar mais instruções neste link);
      • Instituição, em ordem hierárquica decrescente, sucedida por cidade e país. Exemplo: Universidade de São Paulo, Departamento de Sociologia, São Paulo, Brasil
      • Em nota de rodapé inserida após o nome do(s) autor(es), deve constar a formação, em ordem hierárquica descrescente, e filiação acadêmico-institucional, explicitando-se o vínculo institucional, e, em seguida, o e-mail. Exemplo: Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professor adjunto da Universidade Federal de Alfenas (Unifal). E-mail: exemplo@exemplo.com.br.
    2. Informações suplementares: 
      • a contribuição de cada um dos autores (em caso de trabalhos em coautoria), indicados pelo sobrenome;
      • número do Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE) (quando aplicável);
      • fonte de financiamento; 
      • possí­veis conflitos de interesse na realização e comunicação da pesquisa.
        Exemplo:
        Contribuições dos autores: Silva: planejamento da pesquisa, realização de entrevistas, análise dos dados e redação. Lopes: análise dos dados, redação e revisão. Johnson: revisão bibliográfica e análise dos dados. 
        Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE): 0000.1111.2222.3333

        Fonte de financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) - Bolsa
        Conflitos de interesse: Nada a declarar
        Caso o manuscrito seja aceito, tais itens serão publicados ao final do mesmo.
  20.   ⁠Após a aprovação da submissão, os(as) autores(a) deverão encaminhar dentro do prazo determinado a versão final do texto, devidamente revisada e normalizada de acordo com as instruções da revista por profissional habilitado em Letras ou Jornalismo, preferencialmente indicado pela revista História Oral. A versão final deverá ser acompanhada de declaração assinada pelo(a) revisor(a), que terá seu nome publicado nos créditos do artigo. Filiados(as) da ABHO adimplentes poderão ter a revisão custeada pela associação mediante disponibilidade orçamentária.

      1. Observação 1: autores(as) com textos aprovados e que não estiverem com sua filiação em dia deverão realizar ou atualizar associação em no máximo 5 (cinco) dias após a aprovação final da submissão, a fim de que a revisão possa vir a ser custeada pela ABHO mediante disponibilidade orçamentária.

      2. Observação 2: nos casos de textos publicados em outros idiomas que não o português brasileiro, os(as) autores(as) serão necessariamente responsáveis pelo custeio da revisão, independente da filiação à ABHO

Dossiê

A seção recebe e publica artigos para dossiês temáticos, conforme chamadas divulgadas publicamente. 

Artigos Variados

A seção recebe e publica artigos de temas livre que discutam a história oral (em suas dimensões teórica, metodológica, política, etc.) ou que utilizem fontes orais para o estudo dos mais variados temas. 

Traduções

A seção recebe e encomenda traduções de textos, contemporâneos e clássicos, de interesse direto da comunidade de história oral.

Entrevistas

A revista recebe e encomenda entrevistas que forneçam exemplos dos bons usos da história oral, em sua diversidade metodológica, ou que sejam realizadas com profissionais e pesquisadores da área.

Resenhas

A seção recebe e publica resenhas de caráter crí­tico de obras bibliográficas publicadas no Brasil (em até 24 meses de sua publicação) e no exterior (em até 36 meses de sua publicação), de interesse para a comunidade de história oral. Também são aceitas resenhas de filmes, exposições e produtos audiovisuais.

Privacy Statement

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.