Cruzando fronteiras: Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro e os deslocamentos institucionais/ epistemológicos para formar professores(as) de História no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.51880/ho.v23i1.1023Palavras-chave:
História, Formação de Professores, EducaçãoResumo
A presente entrevista traz reflexões de Ana Maria Ferreira da Costa, professora titular da faculdade educação da UFRJ, sobre os dilemas dos profissionais que atuam neste "lugar de fronteira", o impacto do projeto de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais-REUNI no processo de renovação do quadro de pesquisadores/professores na UFRJ e os desafios de construir/implementar um novo currículo no curso de licenciatura em história da UFRJ. Para tal, utilizamos como instrumento de pesquisa um roteiro de entrevista estruturado com perguntas distribuídas em três eixos (questões mobilizadoras, questões sensíveis e questões problematizadoras). Nossa intenção foi acompanhar a partir de sua trajetória profissional, as transformações institucionais das universidades públicas brasileiras, tomando como referência a UFRJ e as estratégias desenvolvidas pelo corpo docente do curso de história diante dos desafios de reformula a proposta de formação do licenciado em história.
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