Cruzando fronteiras: Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro e os deslocamentos institucionais/ epistemológicos para formar professores(as) de História no Brasil

Autores

  • Juliana Alves Andrade Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51880/ho.v23i1.1023

Palavras-chave:

História, Formação de Professores, Educação

Resumo


A presente entrevista traz reflexões de Ana Maria Ferreira da Costa, professora titular da faculdade educação da UFRJ, sobre os dilemas dos profissionais que atuam neste "lugar de fronteira", o impacto do projeto de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais-REUNI no processo de renovação do quadro de pesquisadores/professores na UFRJ e os desafios de construir/implementar um novo currí­culo no curso de licenciatura em história da UFRJ. Para tal, utilizamos como instrumento de pesquisa um roteiro de entrevista estruturado com perguntas distribuí­das em três eixos (questões mobilizadoras, questões sensí­veis e questões problematizadoras). Nossa intenção foi acompanhar a partir de sua trajetória profissional, as transformações institucionais das universidades públicas brasileiras, tomando como referência a UFRJ e as estratégias desenvolvidas pelo corpo docente do curso de história diante dos desafios de reformula a proposta de formação do licenciado em história.

Biografia do Autor

Juliana Alves Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em História. Professora de Metodologia do Ensino e Estágio Supervisionado na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Pesquisadora/Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História, Educação e Culturas-NEPHECs.

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Publicado

2020-08-12

Como Citar

Andrade, J. A. (2020). Cruzando fronteiras: Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro e os deslocamentos institucionais/ epistemológicos para formar professores(as) de História no Brasil. História Oral, 23(1), 235–257. https://doi.org/10.51880/ho.v23i1.1023