Trajetória da formação de professores de Matemática no Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda (1998-2009)
DOI:
https://doi.org/10.51880/ho.v23i1.989Palavras-chave:
Formação de Professores, História Oral, História da Formação de Professores de Matemática do Curso de Ciências da Educação, opção Matemática do Instituto Superior de Ciências da Educação – ISCED de Cabinda.Resumo
Este artigo traz a tona os resultados de uma investigação de doutorado que focalizou o período inicial (1998-2009) de um curso de formação de professores de Matemática, oferecido pelo Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Cabinda/Angola. Para além de documentos escritos e monografias, foram usadas narrativas de 13 entrevistas de professores e ex-estudantes, recorrendo í metodologia de História Oral. Em nossas análises, verificamos que a criação do centro que oferecia o curso referenciado ocorreu num momento de grande instabilidade sociopolítica, econômica, educacional e cultural do país, devido ao longo período – 27 anos – de guerra civil. Esse contexto repercutiu fortemente no curso durante os primeiros anos de seu funcionamento, caracterizados por dificuldades que se prendiam na carência de docentes, de infraestruturas, de materiais bibliográficos e de equipamentos. As memórias de estudantes e docentes do curso também evidenciaram que a formação de professores de Matemática em nível superior na província de Cabinda ocorreu sob o signo de urgência e da carência, deixando marcas na trajetória profissional dos professores e na formação acadêmica dos ex-estudantes.
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