Trajetória da formação de professores de Matemática no Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda (1998-2009)

Autores

  • Ines Florinda Baluta Instituto Superior de Ciências da Educação
  • Maria Laura Magalhães Gomes

DOI:

https://doi.org/10.51880/ho.v23i1.989

Palavras-chave:

Formação de Professores, História Oral, História da Formação de Professores de Matemática do Curso de Ciências da Educação, opção Matemática do Instituto Superior de Ciências da Educação – ISCED de Cabinda.

Resumo


Este artigo traz a tona os resultados de uma investigação de doutorado que focalizou o perí­odo inicial (1998-2009) de um curso de formação de professores de Matemática, oferecido pelo Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Cabinda/Angola. Para além de documentos escritos e monografias, foram usadas narrativas de 13 entrevistas de professores e ex-estudantes, recorrendo í  metodologia de História Oral. Em nossas análises, verificamos que a criação do centro que oferecia o curso referenciado ocorreu num momento de grande instabilidade sociopolí­tica, econômica, educacional e cultural do paí­s, devido ao longo perí­odo – 27 anos – de guerra civil. Esse contexto repercutiu fortemente no curso durante os primeiros anos de seu funcionamento, caracterizados por dificuldades que se prendiam na carência de docentes, de infraestruturas, de materiais bibliográficos e de equipamentos. As memórias de estudantes e docentes do curso também evidenciaram que a formação de professores de Matemática em ní­vel superior na proví­ncia de Cabinda ocorreu sob o signo de urgência e da carência, deixando marcas na trajetória profissional dos professores e na formação acadêmica dos ex-estudantes.

Biografia do Autor

Ines Florinda Baluta, Instituto Superior de Ciências da Educação

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Departamento de Ensino e Investigação em Matemática do Instituto Superior de Ciências da Educação da Universidade Onze de Novembro.

Downloads

Publicado

2020-08-12

Como Citar

Baluta, I. F., & Gomes, M. L. M. (2020). Trajetória da formação de professores de Matemática no Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda (1998-2009). História Oral, 23(1), 7–28. https://doi.org/10.51880/ho.v23i1.989