História Oral e perfil dos estudantes do curso de formação de professores de Matemática da Univale (Governador Valadares-MG, 1968-2012)
DOI:
https://doi.org/10.51880/ho.v25i1.1255Palavras-chave:
História da Formação de Professores de Matemática, Governador Valadares, Caracterização de Licenciandos em Matemática, História OralResumo
Este artigo apresenta uma caracterização dos estudantes do curso de licenciatura em Matemática na primeira instituição de ensino superior da cidade de Governador Valadares, em Minas Gerais. Focaliza parte dos resultados de uma pesquisa que usou a metodologia da História Oral em 16 entrevistas de antigos alunos e professores. Diversos tipos de documentos escritos constituíram, também, materiais usados na investigação, cujo foco principal foi a trajetória histórica do curso. Contudo, foram as entrevistas as fontes que ofereceram as principais contribuições no delineamento do perfil dos licenciandos em Matemática. Elas aclararam as origens geográficas dos estudantes e as razões que os levaram ao curso, bem como as facilidades e dificuldades que experimentaram nele. Ao mesmo tempo, lançaram luzes sobre a grande presença de alunos trabalhadores e o destino profissional dos egressos.
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