História Oral e perfil dos estudantes do curso de formação de professores de Matemática da Univale (Governador Valadares-MG, 1968-2012)
DOI:
https://doi.org/10.51880/ho.v25i1.1255Palabras clave:
História da Formação de Professores de Matemática, Governador Valadares, Caracterização de Licenciandos em Matemática, História OralResumen
Este artigo apresenta uma caracterização dos estudantes do curso de licenciatura em Matemática na primeira instituição de ensino superior da cidade de Governador Valadares, em Minas Gerais. Focaliza parte dos resultados de uma pesquisa que usou a metodologia da História Oral em 16 entrevistas de antigos alunos e professores. Diversos tipos de documentos escritos constituíram, também, materiais usados na investigação, cujo foco principal foi a trajetória histórica do curso. Contudo, foram as entrevistas as fontes que ofereceram as principais contribuições no delineamento do perfil dos licenciandos em Matemática. Elas aclararam as origens geográficas dos estudantes e as razões que os levaram ao curso, bem como as facilidades e dificuldades que experimentaram nele. Ao mesmo tempo, lançaram luzes sobre a grande presença de alunos trabalhadores e o destino profissional dos egressos.
Citas
BOLIVAR, Antonio, DOMINGO, Jesús, FERNÁNDEZ, Manuel. La investigación biográfico-narrativa em educación: enfoque y metodologia. Madrid: La Muralla, 2001.
BOLÍVAR, Antonio. “¿De nobis ipsis silemus?”: epistemología de la investigación biográfico-narrativa en educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, v. 4, n. 1, 2002. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1607-40412002000100003. Acesso em: 14 de outubro 2021.
BRASIL. Parecer nº 641 de 1968. Documenta. Brasília, DF: Conselho Federal de Educação, nº 93, 1968.
BRASIL. Resolução nº 30, de 11 de julho de 1974. Fixa os mínimos de conteúdo e duração a observar na organização do curso de licenciatura em Ciências. Documenta. Brasília, DF: Conselho Federal de Educação, nº 164, 1974.
CAMPOS, Adolpho. Fundação Percival Farquhar: 1967-2007: 40 anos de ações relevantes. Governador Valadares: Edição do autor, 2007.
CARVALHO, Maria Regina Viveiros. Perfil do professor da educação básica. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018.
COELHO, Marco Antonio Tavares. Rio Doce: a espantosa evolução de um vale. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
DELGADO, Lucília de Almeida Neves. História oral e narrativa: tempo, memória e identidades. História Oral, 6, 2003.
FAGUNDES, Tereza Cristina Pereira Carvalho. A Mulher como profissional de Educação: alguns aspectos de sua trajetória de formação. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, n. 3, 1999.
FERNANDES, Maria da Conceição Vieira. A Inserção e vivência da mulher na docência de matemática: uma questão de gênero. 2006. 108 p. Dissertação. (Mestrado em Educação) Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2006.
GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios – Brasília: UNESCO, 2009.
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. História oral e educação matemática. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L.; FIORENTINI, D.; GARNICA, A. V. M.; BICUDO, M. A. V. Pesquisa qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. (Coleção Tendências em Educação Matemática, 9).
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. O pulo do sapo: narrativas, história oral, insubordinação e educação matemática. In: D’AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. Vertentes da subversão na produção científica em Educação Matemática. Campinas: Mercado de Letras, 2015, p. 181-206.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Estudo exploratório sobre o professor brasileiro com base nos resultados do Censo Escolar da Educação Básica 2007. Brasília: Inep, 2009.
PORTELLI, Alessandro. História Oral: uma relação dialógica. In: PORTELLI, Alessandro. História Oral como arte da escuta. São Paulo: Letra e Voz, 2016. p. 9-25.
ROQUE, Ana Catarina Cantoni. A formação de professores de Matemática no curso do MIT/UNIVALE: marginalidade, protagonismo e extinção (Minas Gerais, 1968-2012). 2019. Tese (Doutorado). Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. UFMG, Belo Horizonte, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 História Oral
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
A revista História Oral é licenciada de acordo com a atribuição Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional). Dessa forma, os usuários da revista têm o direito de compartilhar livremente o material, copiando-o e redistribuindo-o em qualquer suporte e formato, desde que sem fins comerciais, fornecendo o crédito apropriado e não realizando mudanças ou transformações no material. Para maiores informações, ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR