História Oral e perfil dos estudantes do curso de formação de professores de Matemática da Univale (Governador Valadares-MG, 1968-2012)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51880/ho.v25i1.1255

Palabras clave:

História da Formação de Professores de Matemática, Governador Valadares, Caracterização de Licenciandos em Matemática, História Oral

Resumen


Este artigo apresenta uma caracterização dos estudantes do curso de licenciatura em Matemática na primeira instituição de ensino superior da cidade de Governador Valadares, em Minas Gerais. Focaliza parte dos resultados de uma pesquisa que usou a metodologia da História Oral em 16 entrevistas de antigos alunos e professores. Diversos tipos de documentos escritos constituíram, também, materiais usados na investigação, cujo foco principal foi a trajetória histórica do curso. Contudo, foram as entrevistas as fontes que ofereceram as principais contribuições no delineamento do perfil dos licenciandos em Matemática. Elas aclararam as origens geográficas dos estudantes e as razões que os levaram ao curso, bem como as facilidades e dificuldades que experimentaram nele. Ao mesmo tempo, lançaram luzes sobre a grande presença de alunos trabalhadores e o destino profissional dos egressos.

Biografía del autor/a

Maria Laura Magalhães Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre e licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora titular aposentada da UFMG, mantém vínculo com a mesma universidade por meio de contrato de trabalho voluntário com o Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas (ICEx). Bolsista de produtividade do CNPq. Membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, também da UFMG. 

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Publicado

2022-03-07

Cómo citar

ROQUE, A. C. C., & Gomes, M. L. M. (2022). História Oral e perfil dos estudantes do curso de formação de professores de Matemática da Univale (Governador Valadares-MG, 1968-2012). História Oral, 25(1), 229–246. https://doi.org/10.51880/ho.v25i1.1255

Número

Sección

Artigos variados (temas livres)