Mapear instituições educacionais e suas práticas: os ginásios vocacionais paulistas
Palabras clave:
História oral, Instituições educacionais, Ensino secundário, Práticas inovadoras, Ginásios vocacionais, Projeto de pesquisaResumen
O artigo apresenta parte de um estudo sobre os ginásios vocacionais paulistas, instituições criadas em 1961, implantadas em 1962 e extintas em 1968, pela ditadura militar. O trabalho que sustenta este texto está vinculado ao projeto de pesquisa Mapeamento da formação e atuação de professores que ensinam/ensinaram matemática no Brasil, que tem a história oral como vertente metodológica central. Como principais focos, o texto discute, numa perspectiva panorâmica, (a) as condições histórico-político-culturais que permitiram a criação dos ginásios vocacionais e aquelas que levaram í sua prematura extinção; e (b) as diretrizes políticas, didáticas e pedagógicas segundo as quais o ensino vocacional era conduzido, com especial atenção para a formação integral e processual do estudante secundário, para as avaliações contínuas de professores e alunos, para as condições de trabalho docente, para os programas de disciplinas e a flexibilidade curricular e para o cuidado com a relação professor-aluno-família-comunidade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista História Oral é licenciada de acordo com a atribuição Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional). Dessa forma, os usuários da revista têm o direito de compartilhar livremente o material, copiando-o e redistribuindo-o em qualquer suporte e formato, desde que sem fins comerciais, fornecendo o crédito apropriado e não realizando mudanças ou transformações no material. Para maiores informações, ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR