Narrativas e memória sobre a revista Intervalo: metodologia de História Oral a serviço da pesquisa sobre a história da imprensa
DOI:
https://doi.org/10.51880/ho.v24i1.892Palavras-chave:
História oral, Revista Intervalo, Entrevistas, Televisão, MemóriaResumo
Este artigo tem como objetivo discutir alguns conceitos, aspectos e diferentes percepções com relação à importância da preservação da memória. Parte-se do pressuposto que a memória recente não é reconstituída somente pela metodologia da História Oral, mas também através de documentos,
arquivos, fotos, entre outras fontes que são capazes de guardar resíduos e rastros do passado. Nosso objeto de pesquisa será a revista Intervalo (1963-1972), da Editora Abril. A experiência com a realização de entrevistas com ex-funcionários da Intervalo permitiu que a história da revista fosse registrada e que houvesse um melhor entendimento do contexto histórico do período. Analisaremos, através de trechos dos depoimentos colhidos, alguns aspectos e estratégias de comunicação por parte da revista, que foi reforçada pela criação e disseminação de programas televisivos – programas musicais, quiz shows, entrevistas, programas humorísticos, competições musicais, entre outros – como grande estratégia de marketing por parte das emissoras de TV.
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