Mapear instituições educacionais e suas práticas: os ginásios vocacionais paulistas
Palavras-chave:
História oral, Instituições educacionais, Ensino secundário, Práticas inovadoras, Ginásios vocacionais, Projeto de pesquisaResumo
O artigo apresenta parte de um estudo sobre os ginásios vocacionais paulistas, instituições criadas em 1961, implantadas em 1962 e extintas em 1968, pela ditadura militar. O trabalho que sustenta este texto está vinculado ao projeto de pesquisa Mapeamento da formação e atuação de professores que ensinam/ensinaram matemática no Brasil, que tem a história oral como vertente metodológica central. Como principais focos, o texto discute, numa perspectiva panorâmica, (a) as condições histórico-político-culturais que permitiram a criação dos ginásios vocacionais e aquelas que levaram í sua prematura extinção; e (b) as diretrizes políticas, didáticas e pedagógicas segundo as quais o ensino vocacional era conduzido, com especial atenção para a formação integral e processual do estudante secundário, para as avaliações contínuas de professores e alunos, para as condições de trabalho docente, para os programas de disciplinas e a flexibilidade curricular e para o cuidado com a relação professor-aluno-família-comunidade.
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