Culturas populares na universidade: uma proposta de educação decolonial

Autores/as

  • Pedro Rodolpho Jungers Abib Pós-Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Lisboa e Pós Doutor em Estudos Lusófonos pela Universidade Nanterre La Defense – Paris X. Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Coordenador do Grupo de Pesquisa Griô.
  • Lucas Gesteira Ramos da Silva Mestrando em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Graduado no Bacharelado Interdisciplinar de Artes pela Universidade Federal da Bahia.

DOI:

https://doi.org/10.51880/ho.v23i1.998

Palabras clave:

Culturas Populares, Educação, Universidade, Pensamento Decolonial

Resumen


Esse artigo busca reunir elementos para uma reflexão sobre práticas educacionais baseadas na experiência e na oralidade, que aproximam a formação acadêmica de cursos de graduação e pós graduação com a prática e o conhecimento de comunidades tradicionais vinculadas í s ancestralidades africanas e indí­genas, como processos de reconhecimento e valorização desses saberes e práticas num processo de formação humana no ensino superior de nosso paí­s.

Publicado

2020-08-12

Cómo citar

Abib, P. R. J., & da Silva, L. G. R. (2020). Culturas populares na universidade: uma proposta de educação decolonial. História Oral, 23(1), 139–160. https://doi.org/10.51880/ho.v23i1.998

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.