A escola do Serviço de Proteção aos Índios entre os Kaingang: uma análise sobre a metodologia da história oral indígena
DOI:
https://doi.org/10.51880/ho.v26i3.1342Palabras clave:
História oral indígena, Kaingang, Serviço de Proteção aos Índios, Escola indígenaResumen
Este texto apresenta uma análise da história oral indígena, com base em uma pesquisa sobre a escola do Serviço de Proteção aos Índios (SPI) entre os Kaingang do Rio Grande do Sul. A pesquisa contou com a participação direta de velhos Kaingang e de outras pessoas Kaingang que colaboraram com o trabalho. Neste artigo, discuto a metodologia da história oral em pesquisas com a participação direta dos indígenas. Em particular, analiso o que denominei “impressões afetivas” dos velhos Kaingang. Este texto evidencia que os Kaingang carregam muitas memórias positivas do tempo da escola do SPI. Destaco que seus relatos revelam também ambuiguidades, sentimentos de nostalgia e uma consciência histórica sobre o papel da escola. Discuto ainda sobre a discrepância entre a visão positiva do passado por parte dos mais velhos e a perspectiva negativa de seus fi lhos e netos, que atuaram como colaboradores da pesquisa.
Citas
BAUER, W. Oral History. In: ANDERSEN, Chris; O’BRIEN, Jean M. Sources and Methods in Indigenous Studies. London/New York: Routledge, 2017, p. 160-168.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembrança de velhos. São Paulo: Companhia das Letras,1994.
BRITO, Edson Machado. A educação Karipuna do Amapá́ no contexto da educação escolar indígena diferenciada na Aldeia do Espírito Santo. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
FERREIRA, Gilberto Geraldo. Educação formal para os índios: As escolas do Serviço de Proteção aos Índios (SPI) nos Postos Indígenas em Alagoas (1940-1967). Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.
FISCHER, Martin. Com os caingangue às margens do Inhacorá. Separata de Serra-Post Kalender 1959. Ed. Ulrich Löw, Ijuí, Rio Grande do Sul. Tradução do Pe. Antonio Steffen, S.J., para o Instituto Anchietano, 1969 [1959].
FREITAS, Edinaldo Bezerra de. Fala de índio, História do Brasil: o desafio da Etno-História indígena. História Oral, n. 7, p. 181-197, 2004.
GIROTTO, Renata Lourenço. O Serviço de Proteção aos Índios e o estabelecimento de uma política indigenista republicana junto aos índios da Reserva de Dourados e Panambizinho na área da educação escolar (1929 a 1968). Tese de Doutorado. Universidade Estadual Paulista, Assis (SP), 2007.
LOUIS, R. P. Can You Hear us Now? Voices from the Margin: Using Indigenous Methodologies in Geographic Research. Geographical Research, v. 45, n. 2, Jun, 2007, p. 130-139.
LUCIANO, Gersem José dos Santos. Educação para manejo e domesticação do mundo: entre a escola ideal e a escola real Os dilemas da educação escolar indígena no Alto Rio Negro. Tese de Doutorado. Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
KOVACH, M. Conversational method in Indigenous research. First Peoples Child & Family Review, v. 5, n. 1, 2010, p. 40-48.
MIGUEL, Irani Kẽgránh. Ẽg sĩ ag kar pã`ĩ ag tỹ nén ũ veja kãmén ge SPI to, Ẽmã Inhacorá tá: O Serviço de Proteção ao Índio (SPI) na visão dos anciões e lideranças do povo Kaingáng da Terra Indígena Inhacorá́ (São Valério do Sul, Rio Grande do Sul). Trabalho de Conclusão de Curso. Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, 2015.
PACHECO DE OLIVEIRA, João; FREIRE, Carlos Augusto da Rocha. A presença Indígena na Formação do Brasil. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria d Educação Continuada, Alfebetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006. Disponível online: http://www.trilhasdeconhecimentos.etc.br/livros/index.htm
POPULAÇÃO total Kaingang. ISA – Instituto Socioambiental, 2014. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Kaingang. Acesso em: 12 mar. 2023.
SOUCY, A. The problem with key informants. Anthropological Forum, vol. 10, n. 2, 2000, p. 179-199.
TASSINARI, Antonella Maria Imperatriz. Da civilização à tradição: Os projetos de escola entre os índios do Uaça. In: SILVA, Aracy Lopes da; FERREIRA, Mariana Kawall Leal (Orgs.). Antropologia, história e educação: A questão indígena e a escola. São Paulo: Global, 2001.
TERRAS indígenas – Kaingang. ISA – Instituto Socioambiental. Disponível em: https://terrasindigenas.org.br/pt-br/pesquisa/?povo=127. Acesso em: 12 mar. 2023.
WHEELER, W. Reflections on the social relations of indigenous oral history. In: MCNAB, D. T. Walking a tightrope: Aboriginal people and their representations. Waterloo: Wilfred Laurier Press, 2005, p. 189-214.
WILSON, S. Research is Ceremony: Indigenous research methods. Halifax/Winnipeg: Fernwood Publishing, 2008.
[REFERÊNCIA A LIVRO DA AUTORA]
[REFERÊNCIA A TESE DA AUTORA]
Conversas-entrevistas:
ALFAIATE, Felipe Alfaiate. [69 anos]. [set 2019]. Entrevistadora: [Nome da autora]. Terra Indígena Guarita, Tenente Portela, RS. 23 set. 2019.
CLAUDINO, Santo Kei Claudino. [79 anos]. [set 2019]. Entrevistadora: [Nome da autora]. Terra Indígena Guarita, Redentora, RS. 20 set. 2019.
EMILIO, José. [63 anos]. [set 2019]. Entrevistadora: [Nome da autora]. Terra Indígena Guarita, Redentora, RS. 25 set. 2019.
EMILIO, Luiz Sójá. [64 anos]. [set 2019]. Entrevistadora: [Nome da autora]. Terra Indígena Guarita, Redentora, 21 set. 2019.
EMILIO, Poli Kata. [61 anos]. [set 2019]. Entrevistadora: [Nome da autora]. Terra Indígena Guarita, Redentora, RS. 21 set. 2019.
NASCIMENTO, Juraci Jaréj. [60 anos]. [out. e nov. 2019]. Entrevistadora: [Nome da autora]. Terra Indígena Nonoai, Nonoai, RS. 31 out. 2019 e 28 nov. 2019.
PEREIRA, Antonio Tomais. [65 anos]. [out. e nov. 2019]. Entrevistadora: [Nome da autora]. Terra Indígena Nonoai, Planalto, RS. 29 out. 2019 e 26 nov. 2019.
SALES, Dario Ninso. [65 anos]. [set 2019]. Entrevistadora: [Nome da autora]. Terra Indígena Guarita, Redentora, RS. 23 set. 2019.
SANTOS, Lorico Tuieg dos. [89 anos]. [out. e nov. 2019]. Entrevistadora: [Nome da autora]. Terra Indígena Nonoai, Nonoai, RS. 30 out. 2019 e 28 nov. 2019.
SILVA, Julio. [86 anos]. [out. e nov. 2019]. Entrevistadora: [Nome da autora]. Terra Indígena Nonoai, Nonoai, RS. 30 out. 2019 e 27 nov. 2019.
VELOSO, Antônio Vẽn Ka. [59 anos]. [out. e nov. 2019]. Entrevistadora: [Nome da autora]. Terra Indígena Nonoai, Nonoai, RS. 29 out. 2019 e 27 nov. 2019.
VAZ, João. [66 anos]. [out. e nov. 2019]. Entrevistadora: [Nome da autora]. Terra Indígena Nonoai, Planalto, RS. 26 out. 2019 e 26 nov. 2019.
Colaboradores:
FERREIRA, Bruno. Terra Indígena Guarita, Redentora, RS, 2019.
SILVA. Paulo Isaías. Terra Indígena Nonoai, Nonoai, RS, 2019.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2023-12-20 (2)
- 2023-12-20 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 História Oral
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
A revista História Oral é licenciada de acordo com a atribuição Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional). Dessa forma, os usuários da revista têm o direito de compartilhar livremente o material, copiando-o e redistribuindo-o em qualquer suporte e formato, desde que sem fins comerciais, fornecendo o crédito apropriado e não realizando mudanças ou transformações no material. Para maiores informações, ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR