A escola do Serviço de Proteção aos Índios entre os Kaingang: uma análise sobre a metodologia da história oral indígena
an analysis of Indigenous oral history as a methodology
DOI:
https://doi.org/10.51880/ho.v26i3.1342Palavras-chave:
História oral indígena, Kaingang, Serviço de Proteção aos Índios, Escola indígenaResumo
Este texto apresenta uma análise da história oral indígena, com base em uma pesquisa sobre a escola do Serviço de Proteção aos Índios (SPI) entre os Kaingang do Rio Grande do Sul. A pesquisa contou com a participação direta de velhos Kaingang e de outras pessoas Kaingang que colaboraram com o trabalho. Neste artigo, discuto a metodologia da história oral em pesquisas com a participação direta dos indígenas. Em particular, analiso o que denominei “impressões afetivas” dos velhos Kaingang. Este texto evidencia que os Kaingang carregam muitas memórias positivas do tempo da escola do SPI. Destaco que seus relatos revelam também ambuiguidades, sentimentos de nostalgia e uma consciência histórica sobre o papel da escola. Discuto ainda sobre a discrepância entre a visão positiva do passado por parte dos mais velhos e a perspectiva negativa de seus fi lhos e netos, que atuaram como colaboradores da pesquisa.
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Colaboradores:
FERREIRA, Bruno. Terra Indígena Guarita, Redentora, RS, 2019.
SILVA. Paulo Isaías. Terra Indígena Nonoai, Nonoai, RS, 2019.
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