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A escola do Serviço de Proteção aos Índios entre os Kaingang: uma análise sobre a metodologia da história oral indígena

an analysis of Indigenous oral history as a methodology

Autores

  • Juliana Schneider Medeiros Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul, Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Anhetengua https://orcid.org/0000-0001-9615-4634

DOI:

https://doi.org/10.51880/ho.v26i3.1342

Palavras-chave:

História oral indígena, Kaingang, Serviço de Proteção aos Índios, Escola indígena

Resumo


Este texto apresenta uma análise da história oral indígena, com base em uma pesquisa sobre a escola do Serviço de Proteção aos Índios (SPI) entre os Kaingang do Rio Grande do Sul. A pesquisa contou com a participação direta de velhos Kaingang e de outras pessoas Kaingang que colaboraram com o trabalho. Neste artigo, discuto a metodologia da história oral em pesquisas com a participação direta dos indígenas. Em particular, analiso o que denominei “impressões afetivas” dos velhos Kaingang. Este texto evidencia que os Kaingang carregam muitas memórias positivas do tempo da escola do SPI. Destaco que seus relatos revelam também ambuiguidades, sentimentos de nostalgia e uma consciência histórica sobre o papel da escola. Discuto ainda sobre a discrepância entre a visão positiva do passado por parte dos mais velhos e a perspectiva negativa de seus fi lhos e netos, que atuaram como colaboradores da pesquisa.

Biografia do Autor

Juliana Schneider Medeiros, Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul, Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Anhetengua

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Educação e Licenciada em História pela mesma universidade. Professora da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul. E-mail: jusmedeiros@yahoo.com.br.

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[REFERÊNCIA A LIVRO DA AUTORA]

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Conversas-entrevistas:

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Colaboradores:

FERREIRA, Bruno. Terra Indígena Guarita, Redentora, RS, 2019.

SILVA. Paulo Isaías. Terra Indígena Nonoai, Nonoai, RS, 2019.

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Publicado

2023-12-20

Versões

Como Citar

Schneider Medeiros, J. (2023). A escola do Serviço de Proteção aos Índios entre os Kaingang: uma análise sobre a metodologia da história oral indígena: an analysis of Indigenous oral history as a methodology. História Oral, 26(3). https://doi.org/10.51880/ho.v26i3.1342