Águas de Guapimirim como lugar de memória: trilhas praticadas e autorrepresentação

Authors

  • Gianne Maria Montedônio Chagastelles UERJ

DOI:

https://doi.org/10.51880/ho.v27i3.1445

Keywords:

Memory; Autobiographical Narrative; Cultural and Natural Heritage; City; Guapimirim

Abstract


This paper discusses the cultural/natural heritage of the cities and their relationship with the memories of their inhabitants. I present a historical view about the complex, multiple and differentiated practices of appropriating Guapimirim places of memory. “Places of memory”, according to the concept formulated by Pierre Nora (1993), are material and symbolic spaces where history is represented. The text proposes a power of conversation between photos and oral interviews, starting from the memories and the autobiographical narratives of the interviewees. This study brings to light the expressions of the subjectivities of the individuals and the community in the construction of history, problematizing discussions between the individual and the group, between the public and the private. By working from the memories of anonymous ("ordinary") people and monuments not glorified by official history, voices that are often dissonant with the prevailing order are added to social memory.

Author Biography

Gianne Maria Montedônio Chagastelles, UERJ

Doutora em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015), (Média 6 da CAPES), linha de pesquisa Sociedade e Cultura, com bolsa financiada pelo CNPq. Estágio de pesquisa no Doutorado (bolsa sanduí­che financiada pela CAPES) de um ano na Itália, no Doutorado de Storia dell'Arte, Universití  IUAV di Venezia. Mestre em História e Crí­tica de Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), (Média 6 da CAPES). Bacharel em Pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e Licenciada em Educação Artí­stica (1995). Professora Adjunta (40 horas) da UERJ desde 2015, ministrando as disciplinas de Estágio Supervisionado, na Licenciatura em Educação Artí­stica no IART; e as disciplinas Artes Visuais/História da Arte, na Educação Básica do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp). Coordenadora da equipe de Artes Visuais do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp) de julho de 2015 até julho de 2017. Professora Adjunta da Universidade Estácio de Sá, com experiência na área de História da Arte e da Arquitetura, com ênfase em Patrimônio Histórico e Artí­stico da cidade do Rio de Janeiro, de 1999 a 2015. Professora de artes visuais na Educação Básica no Colégio Cruzeiro de 1991 a 2006. Autora das obras: Eternidade do efêmero: memória e vivência na arte brasileira de Jarbas Lopes, Laura Lima e Cabelo (1990-2000), 2012; e Alegoria na arte brasileira (1980-2000), 2013. Organizadora dos livros Ensaios de imagens: cidades, 2016; Ensaios de Imagens: comunicação, 2017; Ensaios de imagens: deslocamentos, 2018; e Ensaios de imagens: memória e patrimônio, 2019.

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Published

2024-12-19

How to Cite

Chagastelles, G. M. M. (2024). Águas de Guapimirim como lugar de memória: trilhas praticadas e autorrepresentação. História Oral, 27(3), 137–160. https://doi.org/10.51880/ho.v27i3.1445