O trabalho das mulheres do Jequitinhonha: a atividade da cerâmica das viúvas de marido vivo
DOI:
https://doi.org/10.51880/ho.v23i2.1027Palavras-chave:
Trabalho, atividade da cerâmica, artesãs, cultura popular, Vale do JequitinhonhaResumo
Resumo: Este texto apresenta o trabalho das ceramistas do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, cuja história é contada a partir das vozes dessas artesãs. Optou-se pelo o uso da história oral, enquanto referencial Teórico Metodológico, problematizando o trabalho, a produção artística regional, a tradição oral e as formas de representações culturais e simbólicas. Este ensaio discorre sobre o perfil dessas ceramistas e sua criação, que se origina do barro, e sobre a influência da atividade da cerâmica na cultura, no dia a dia e na vida dos moradores da região do Vale. Deste modo, investiga-se o processo de trabalho das ceramistas, suas biografias, suas relações com a natureza, através da cultura popular produzida por essas artistas. Como ponto de referência, escolheu-se uma região tão rica pela sua cerâmica quanto o Vale do Jequitinhonha, cujo caráter, por assim dizer, sintetizador explica a riqueza do material e favorece a investigação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 História Oral
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista História Oral é licenciada de acordo com a atribuição Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional). Dessa forma, os usuários da revista têm o direito de compartilhar livremente o material, copiando-o e redistribuindo-o em qualquer suporte e formato, desde que sem fins comerciais, fornecendo o crédito apropriado e não realizando mudanças ou transformações no material. Para maiores informações, ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR