José Soares Filho: testemunho de um juiz do trabalho

Autores/as

  • Antonio Torres Montenegro UFPE
  • Antonio Jorge Siqueira

Palabras clave:

José Soares Filho, justiça do trabalho, ética, resistência, relatos de memória

Resumen


A entrevista de história de vida com o juiz aposentado José Soares Filho, que exerceu a magistratura no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) e no Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-AL), revela a difí­cil e complexa posição de atuar como representante do Estado na relação entre patrão e empregado. Seus relatos contemplam os desafios e os limites da justiça do trabalho, em face da desigual relação capital versus trabalho.

Biografía del autor/a

Antonio Torres Montenegro, UFPE

Graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1974), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1983) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Pós Doutorado pela State University of New York - Stony Brook. (2000) Atualmente é Professor Titular de História do Brasil da Universidade Federal de Pernambuco. Autor de diversos livros e artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. É membro do conselho editorial das revistas: Territórios e Fronteiras da Pós Graduação da Universidade Federal de Mato-Grosso; História Oral da Associação Brasileira de História Oral; Tempo do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense; Clio Série história do Nordeste da Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco; Margem da Pontí­ficia Universidade Católica de São Paulo. Desenvolve pesquisa na área de História e Memória, com ênfase em História do Brasil Contemporâneo atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria e Metodologia da História, Lutas Polí­ticas, Memória e Cultura. Pesquisador 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientí­fico e Tecnológico. (CNPq).

Publicado

2017-01-03

Cómo citar

Montenegro, A. T., & Siqueira, A. J. (2017). José Soares Filho: testemunho de um juiz do trabalho. História Oral, 19(2), p. 163–185. Recuperado a partir de https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/618