José Soares Filho: testemunho de um juiz do trabalho

Authors

  • Antonio Torres Montenegro UFPE
  • Antonio Jorge Siqueira

Keywords:

José Soares Filho, justiça do trabalho, ética, resistência, relatos de memória

Abstract


A entrevista de história de vida com o juiz aposentado José Soares Filho, que exerceu a magistratura no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) e no Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-AL), revela a difí­cil e complexa posição de atuar como representante do Estado na relação entre patrão e empregado. Seus relatos contemplam os desafios e os limites da justiça do trabalho, em face da desigual relação capital versus trabalho.

Author Biography

Antonio Torres Montenegro, UFPE

Graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1974), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1983) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Pós Doutorado pela State University of New York - Stony Brook. (2000) Atualmente é Professor Titular de História do Brasil da Universidade Federal de Pernambuco. Autor de diversos livros e artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. É membro do conselho editorial das revistas: Territórios e Fronteiras da Pós Graduação da Universidade Federal de Mato-Grosso; História Oral da Associação Brasileira de História Oral; Tempo do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense; Clio Série história do Nordeste da Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco; Margem da Pontí­ficia Universidade Católica de São Paulo. Desenvolve pesquisa na área de História e Memória, com ênfase em História do Brasil Contemporâneo atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria e Metodologia da História, Lutas Polí­ticas, Memória e Cultura. Pesquisador 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientí­fico e Tecnológico. (CNPq).

Published

2017-01-03

How to Cite

Montenegro, A. T., & Siqueira, A. J. (2017). José Soares Filho: testemunho de um juiz do trabalho. História Oral, 19(2), p. 163–185. Retrieved from https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/618