Os outros rostos de "La Noche de los Lápices": memória e testemunho dos sobreviventes de um episódio emblemático da repressão durante a última ditadura civil-militar argentina (1976-1983).

Autores/as

  • Marcos Oliveira Amorim Tolentino Doutorando em História pela Universidade Estadual de Campinas.

Palabras clave:

Memória, ditadura civil-militar, Argentina, testemunho, sobreviventes.

Resumen


Nos primeiros anos da democracia, um episódio repressivo da mais recente ditadura civil-militar argentina (1976-1983) cobrou particular notoriedade: o episódio conhecido como "La Noche de los Lápices". O relato então consagrado incluí­a no seu universo de ví­timas sete desaparecidos e apenas um sobrevivente, Pablo Dí­az, enquanto que outras ví­timas foram silenciadas ou apresentadas como "ausentes". A partir de 1996, começaram a surgir publicamente, agregando novos elementos, sobretudo em relação ao seu passado de militância no movimento estudantil. Ao tornar públicas suas memórias, Gustavo Calotti, Emilce Moler e Alicia Carminatti demonstraram que suas trajetórias foram dissimiles, assim como os marcos a partir dos quais recuperam sua experiência em comum de sequestro e desaparecimento. O objetivo do nosso artigo é analisar as relações que suas memórias pessoais estabelecem com a narrativa consagrada, principalmente o que significou ser um sobrevivente do episódio em questão. Por último, abordaremos o desafio de recuperar uma sobrevivente que nunca testemunhou e que consequentemente ainda não reapareceu: Patricia Miranda.

Biografía del autor/a

Marcos Oliveira Amorim Tolentino, Doutorando em História pela Universidade Estadual de Campinas.

Mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas, com a dissertação "O 16 de setembro sob a ótica da DIPBA - Dirección de Inteligencia de la Policí­a de la Provincia de Buenos Aires (DIPBA) (1990-1996)", defendida em agosto de 2012 sob orientação do professor doutor José Alves de Freitas Neto. Doutorando em História pela mesma universidade.

Publicado

2014-10-05

Cómo citar

Oliveira Amorim Tolentino, M. (2014). Os outros rostos de "La Noche de los Lápices": memória e testemunho dos sobreviventes de um episódio emblemático da repressão durante a última ditadura civil-militar argentina (1976-1983). História Oral, 17(1), 90–117. Recuperado a partir de https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/340