Educação e trabalho de mulheres negras: histórias de vida na interseccionalidade entre gênero e raça

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51880/ho.v25i1.1240

Palabras clave:

Memória, História Oral, Trabalho, Mulher negra

Resumen


Neste artigo, discute-se a escolarização e as possibilidades de trabalho de mulheres negras na região do ABC Paulista, São Paulo, Brasil, entre 1950 e 1960, a partir da análise do discurso em narrativas orais de Histórias de Vida, produzidas pelo método da História Oral. O objetivo é compreender a construção da identidade dessas mulheres no contexto de exclusão e discriminação social no período do desenvolvimento industrial da região do ABC Paulista, considerando-se o olhar da interseccionalidade entre gênero e raça. Acionam-se os conceitos de memória e identidade social para interpretação e análise de narrativas de seis mulheres negras entrevistadas em 2005, com idades entre 65 e 78 anos. A pesquisa mostrou a triste realidade de discriminação e exclusão vivenciadas por essas mulheres sob a ainda provável influência social dos tempos da escravidão, de modo que se compreenda como se dá a problemática de gênero e raça em sua interseccionalidade.

Biografía del autor/a

Vilma Lemos, Núcleo de Pesquisas Memórias do ABC

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem – Pontifícia Universidade de São Paulo - PUC-SP. Atua como pesquisadora-colaboradora do Memórias do ABC, Universidade Municipal de São Caetano do Sul-SP (USCS).  Suas linhas de investigação são: Memória, Narrativas orais, Relatos de história de vida. Imigração. Métodos da Análise de Discurso e da História Oral. Suas áreas de inserção são: Linguagens, Comunicação, Estudos da Memória Social.

PRISCILA FERREIRA PERAZZO, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público - da Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Coordenadora do Núcleo Memórias do ABC, Universidade Municipal de São Caetano do Sul-SP (USCS); Coordenadora do Laboratório Hipermídias, Universidade Municipal de São Caetano do Sul-SP (USCS). Suas linhas de investigação são: Memória, Narrativas orais, Relatos de história de vida. Imigração; Métodos da Análise de Discurso e da História Oral. Suas áreas de inseção são: Comunicação, História, Estudos da Memória Social

Rebeca Nunes Guedes de Oliveira, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

 

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. Atua como Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público - da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Suas linhas de investigação são: Estudos de Gênero, Violência contra a mulher, História de vida, Comunicação e saúde. Utiliza-se dos métodos da Análise de Discurso e da História Oral. Atua nas áreas de Comunicação, Estudos de Gênero e Linguagens.

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Publicado

2022-03-07

Cómo citar

Lemos, V., FERREIRA PERAZZO, P., & de Oliveira, R. N. G. . (2022). Educação e trabalho de mulheres negras: histórias de vida na interseccionalidade entre gênero e raça. História Oral, 25(1), 93–113. https://doi.org/10.51880/ho.v25i1.1240