"Pro giro do "Sul": indí­genas Xukuru-Kariri trabalhando na lavoura canavieira em Alagoas (1952-1990)

Autores/as

  • Adauto Santos da Rocha Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

DOI:

https://doi.org/10.51880/ho.v23i2.1047

Palabras clave:

Oralidade, Memória, Xukuru-Kariri, Zona da Mata alagoana, Trabalho indí­gena.

Resumen


Resumo: Nos relatos orais, indí­genas Xukuru-Kariri, habitantes em Palmeira dos índios/AL, afirmaram terem trabalhado no cultivo e corte de cana para usinas de açúcar na Zona da Mata em Alagoas, região canavieira conhecida como "Sul". Além das longas viagens, os indí­genas relataram as exaustivas jornadas de trabalho, as poucas folgas e precárias estruturas para estadas e moradias cedidas pelas usinas: os barracões. Neste artigo, discutiremos as experiências vivenciadas por migrantes Xukuru-Kariri moradores nos barracões, estruturas funcionais destinadas ao conví­vio e comercialização de alimentos, bens diversos, e para manutenção compulsória dos trabalhadores. Refletimos sobre o cotidiano do trabalho canavieiro no exercí­cio de dominação pelas usinas, mas também como um espaço propí­cio de elaboração das resistências ao recrutamento da mão de obra indí­gena, nos embates e mobilizações por melhores condições de vida. Palavras-chave: Xukuru-Kariri; Zona da Mata alagoana; Trabalho indí­gena.

Biografía del autor/a

Adauto Santos da Rocha, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Graduado em História pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus III, em Palmeira dos índios. Foi bolsista no Programa Pré-UNEAL e na Biblioteca Setorial do Campus III da UNEAL. Integra o Grupo de Pesquisas em História Indí­gena de Alagoas (GPHIAL) e realiza pesquisas sobre os povos indí­genas em Alagoas desde 2015. Possui Mestrado em História na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vinculado a linha de pesquisas: Cultura, poder e identidades. Tem se dedicado a pesquisar as mobilizações dos indí­genas Xukuru-Kariri e os processos sóciohistóricos de migrações para trabalho no século XX. Tem experiência nas áreas de: identidade, memória, história oral, migrações e relações sóciohistóricas no Semiárido alagoano. Publicou livros, capí­tulos de livros e artigos em sites periódicos e revistas especializadas. É filiado a Associação Nacional de História (ANPUH).

Publicado

2020-12-23

Cómo citar

da Rocha, A. S. (2020). "Pro giro do "Sul": indí­genas Xukuru-Kariri trabalhando na lavoura canavieira em Alagoas (1952-1990). História Oral, 23(2). https://doi.org/10.51880/ho.v23i2.1047