A construção de um ethos de formação: as relações entre os saberes históricos acadêmicos e o ensino de história

Autores/as

  • Renata Augusta dos Santos Silva INSTITUTO FEDERAL COLÉGIO PEDRO II

DOI:

https://doi.org/10.51880/ho.v23i1.1005

Palabras clave:

Ensino de História, Formação de Professores, Saberes Docentes

Resumen


Resumo em português Este artigo busca analisar os elementos envolvidos na construção de um determinado ethos de formação de professores de história. A partir da análise de entrevistas com professores dos cursos de História procuramos refletir sobre o perfil dos cursos, e sobre as relações que existem entre os saberes históricos acadêmicos e o ensino de História. Todos estes aspectos estariam envolvendo a construção de um determinado ethos de formação. Resumo em inglês This article seeks to analyze the elements involved in the construction of a specific ethos for the formation of history teachers. From the analysis of interviews with professors of History courses, we seek to reflect on the profile of courses, and on the relationships that exist between academic historical knowledge and the teaching of History. All of these aspects would be involved in the construction of a specific training ethos

Biografía del autor/a

Renata Augusta dos Santos Silva, INSTITUTO FEDERAL COLÉGIO PEDRO II

Doutora em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e professora de História do Instituto Federal Colégio Pedro II.

Publicado

2020-08-12

Cómo citar

Silva, R. A. dos S. (2020). A construção de um ethos de formação: as relações entre os saberes históricos acadêmicos e o ensino de história. História Oral, 23(1), 93–113. https://doi.org/10.51880/ho.v23i1.1005

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.