A importância das atividades carnavalescas na vida dos idosos

Autores

  • Matilde Maria de Magalhães Arena Corrêa Universidade Estadual de Campinas
  • OlgaRodrigues de Moraes von Simson Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.51880/ho.v24i1.1136

Palavras-chave:

Envelhecimento, História Oral, Escola de samba, Idosos

Resumo


O presente artigo se refere aos idosos participantes de escolas de samba do interior paulista: uma de Campinas, a Rosa de Prata, e a outra de Duartina, Unidos da Vila. Nesta pesquisa, foram realizadas entrevistas que tinham como objetivo demonstrar através de trechos das narrativas dos colaboradores suas atividades carnavalescas e o quanto isso pode ter contribuído com o envelhecimento bemsucedido,
teoria no campo da Gerontologia, que considera vários aspectos como: a subjetividade dos idosos, sua autopercepção, características culturais e, principalmente, que o bem-estar na velhice não é responsabilidade apenas individual, mas coletiva. A pesquisa se utilizou da História Oral no campo das artes, com entrevistas que foram gravadas e transcritas, e também do recurso de imagens fotográficas.

Biografia do Autor

Matilde Maria de Magalhães Arena Corrêa, Universidade Estadual de Campinas

Formada em Psicologia. Professora efetiva na Prefeitura Municipal de Campinas. Mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Cursando doutorado em Gerontologia na Universidade Estadual de Campinas. Sou pós graduada em Acupuntura pela Metrocamp.

OlgaRodrigues de Moraes von Simson, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (USP), 1990, e pós-doutora pela Universidade de Tübigen - Geographisches Institut, 1993.

Downloads

Publicado

2021-06-23

Como Citar

de Magalhães Arena Corrêa, M. M., & Simson, O. de M. von. (2021). A importância das atividades carnavalescas na vida dos idosos. História Oral, 24(1), 87–106. https://doi.org/10.51880/ho.v24i1.1136