Para além das margens: o Conjunto Habitacional Itararé e as remodelações dos espaços urbanos em Teresina (década de 1970)
DOI:
https://doi.org/10.51880/ho.v22i2.942Keywords:
História, Cidade, Memória, Moradia Popular, Teresina-PI (Século XX)Abstract
O presente artigo procura discutir como foi planejada e implantada a construção do Conjunto Habitacional Itararé – atualmente denominado de Dirceu Arcoverde – o maior empreendimento no setor habitacional voltado à construção de moradias populares, no Piauí da década de 1970, que viria a se tornar a região mais populosa da capital piauiense desde então. Procuramos entender como esse projeto foi gestado e ganhou forma dentro da dinâmica histórica e social excludente que se apresentava à população de baixa renda no período. Discutimos como os desafios que se apresentaram ao cotidiano desses moradores se conectaram às contradições vividas pela sociedade brasileira na década de 1970 – recorte temporal da pesquisa. Para tanto, recorremos à análise de fontes documentais e hemerográficas, com especial atenção aos registros fotográficos exibidos a respeito da região nos jornais locais, além da adoção da metodologia da História Oral temática a partir do uso de entrevistas com os primeiros moradores da região.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 História Oral
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista História Oral é licenciada de acordo com a atribuição Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional). Dessa forma, os usuários da revista têm o direito de compartilhar livremente o material, copiando-o e redistribuindo-o em qualquer suporte e formato, desde que sem fins comerciais, fornecendo o crédito apropriado e não realizando mudanças ou transformações no material. Para maiores informações, ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR