Rompendo o silêncio: narrativas orais sobre a intervenção militar na Estrada de Ferro Central do Piauí­ (1964)

Autores

  • Claudia Cristina da Silva Fontineles Universidade Federal do Piauí­ Professora Associada da Universidade Federal do Piauí­ - UFPI, Departamento de História. Professora do Programa de Pós-Graduação em História - UFPI. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Polí­tica - UFPI. Bolsista de Produtividade me pesquisa - UFPI
  • Maria Dalva Fontenele Cerqueira Universidade Federal do Piauí­ (UFPI). Professora da Educação Básica de Ensino da Rede Estadual do Piauí­.

DOI:

https://doi.org/10.51880/ho.v23i2.1097

Palavras-chave:

História oral, Memória coletiva, Ditadura Civil-Militar, Ferroviários

Resumo


O presente texto tem como objetivo analisar as intervenções promovidas pelos governos militares na Estrada de Ferro Central do Piauí­, em 1964, visando entender como as ações repressivas do regime autoritário repercutiram sobre os ferroviários na cidade de Parnaí­ba-PI. Para tanto, recorremos a fontes hemerográficas, documentais (inquérito policial) e aos relatos orais dos ferroviários piauienses, para entender como vivenciaram a experiência da intervenção militar na ferrovia e como isso marcou sua memória. Utilizamosa metodologia da história oral, com a realização de entrevistas com ex-ferroviários que atuaram na ferrovia durante o perí­odo estudado..Mantivemos interlocução com os estudos de Delgado (2004), Rovai (2010, 2013), Ferreira; Gomes (2014), Bresciani; Naxara (2001), Gomes (2014), Farge (2017), Benjamim (2012).

Biografia do Autor

Claudia Cristina da Silva Fontineles, Universidade Federal do Piauí­ Professora Associada da Universidade Federal do Piauí­ - UFPI, Departamento de História. Professora do Programa de Pós-Graduação em História - UFPI. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Polí­tica - UFPI. Bolsista de Produtividade me pesquisa - UFPI

Professora Associada da Universidade Federal do Piauí­ - UFPI, Departamento de História. Professora do Programa de Pós-Graduação em História - UFPI. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Polí­tica - UFPI. Bolsista de Produtividade me pesquisa - UFPI Doutora em História (UFPE), Mestra em Educação (UFPI), Especialista em História Sociocultural (UFPI) e Polí­tica (UESPI), Graduada em História e Direito (UESPI).

Maria Dalva Fontenele Cerqueira, Universidade Federal do Piauí­ (UFPI). Professora da Educação Básica de Ensino da Rede Estadual do Piauí­.

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí­ (UFPI). Bolsista do Programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior (CAPES). Professora da Educação Básica de Ensino da Rede Estadual do Piauí­.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Fontineles, C. C. da S., & Cerqueira, M. D. F. (2020). Rompendo o silêncio: narrativas orais sobre a intervenção militar na Estrada de Ferro Central do Piauí­ (1964). História Oral, 23(2). https://doi.org/10.51880/ho.v23i2.1097