Para além das margens: o Conjunto Habitacional Itararé e as remodelações dos espaços urbanos em Teresina (década de 1970)

Autores

  • Claudia Cristina da Silva Fontineles Universidade Federal do Piauí­ - UFPI
  • Marcelo de Sousa Neto Universidade Estadual do Piauí­ - UESPI Universidade Federal do Piauí­ - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.51880/ho.v22i2.942

Palavras-chave:

História, Cidade, Memória, Moradia Popular, Teresina-PI (Século XX)

Resumo


O presente artigo procura discutir como foi planejada e implantada a construção do Conjunto Habitacional Itararé – atualmente denominado de Dirceu Arcoverde – o maior empreendimento no setor habitacional voltado à construção de moradias populares, no Piauí­ da década de 1970, que viria a se tornar a região mais populosa da capital piauiense desde então. Procuramos entender como esse projeto foi gestado e ganhou forma dentro da dinâmica histórica e social excludente que se apresentava à população de baixa renda no perí­odo. Discutimos como os desafios que se apresentaram ao cotidiano desses moradores se conectaram às contradições vividas pela sociedade brasileira na década de 1970 – recorte temporal da pesquisa. Para tanto, recorremos à análise de fontes documentais e hemerográficas, com especial atenção aos registros fotográficos exibidos a respeito da região nos jornais locais, além da adoção da metodologia da História Oral temática a partir do uso de entrevistas com os primeiros moradores da região.

Biografia do Autor

Claudia Cristina da Silva Fontineles, Universidade Federal do Piauí­ - UFPI

Professora Associada da Universidade Federal do Piauí­ - UFPI, Departamento de História. Professora do Programa de Pós-Graduação em História - UFPI (Mestrado e Doutorado). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Polí­tica - UFPI. Doutora em História (UFPE), Mestra em Educação (UFPI), Especialista em História Sociocultural (UFPI) e Polí­tica (UESPI), Graduada em História e Direito (UESPI). Filiada a Associação Brasileira de História Oral.

Marcelo de Sousa Neto, Universidade Estadual do Piauí­ - UESPI Universidade Federal do Piauí­ - UFPI

Professor Associado do Curso de História da Universidade Estadual do Piauí­, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - UESPI e do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal do Piauí­. Doutor em História do Norte e Nordeste do Brasil (UFPE), com Pós-doutorado em História do Brasil (UFPI). Mestre em Educação (UFPI), Especialista em História Sociocultural (UFPI) e História Polí­tica (UESPI). Graduação em História (UESPI) e Direito (UESPI). Filiado a Associação Brasileira de História Oral.

Downloads

Publicado

2020-01-29

Como Citar

Fontineles, C. C. da S., & Sousa Neto, M. de. (2020). Para além das margens: o Conjunto Habitacional Itararé e as remodelações dos espaços urbanos em Teresina (década de 1970). História Oral, 22(2), 191–216. https://doi.org/10.51880/ho.v22i2.942