Memórias de gestores municipais: entre práticas, representações e narrativas de si (1973-1985)
Abstract
O artigo tem por objetivo analisar as memórias de gestores municipais da Secretaria de Educação de Selbach, um pequeno município localizado no norte do Rio Grande do Sul, Brasil, entre 1973 e 1985 em plena Ditadura Civil-Militar brasileira. Os trabalhos com memórias e com narrativas de pessoas, por intermédio da metodologia da história oral, ofertam uma dimensão singular para nos conectarmos com o tempo vivido. A base teórica fundamentou-se em autores como Halbwachs (2006); Le Goff (1996); Bergson (1999); Thomson (2002); Errante (2000); Thompson (1992); Bourdieu (1996); Certeau (2000). De alguma forma, procuramos tecer as narrativas para gerar uma espécie de teia de relações, tomando o cuidado de não distanciar do problema estabelecido. A construção textual adquiriu, dessa maneira, uma proporção dialógica, fruto de uma interpretação, de um esclarecimento possível, entre tantas outras. Por fim, as memórias dos gestores municipais da Secretaria de Educação do Município de Selbach, através da análise das categorias, proporcionaram uma investigação da atuação dos gestores em diferentes momentos, onde foi discutido a questão do percurso do gestor municipal, a rotina de trabalho do gestor, o planejamento nas escolas rurais e a aprendizagem e frequência dos alunos.
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