Narrativas de uma professora da Educação Infantil em uma escola do campo no contexto da pandemia de Covid-19

Autores

  • Darciel Pasinato Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Rosangela Fritsch Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.51880/ho.v27i2.1391

Palavras-chave:

Narrativas, História Oral, Pandemia, Educação Infantil

Resumo


Este artigo objetiva analisar as experiências escolares a partir das narrativas de uma professora da Educação Infantil que atua na Escola Aníbal Magni, na comunidade de Arroio Grande, interior do município de Selbach, no norte do Rio Grande do Sul, Brasil, no contexto da pandemia de Covid-19. Para isso, utilizamos a metodologia da História Oral, com uso da entrevista. Os achados do estudo indicam que o apoio dos pais no processo de ensino e aprendizagem foi fundamental na conjuntura pandêmica, já que as crianças que tiveram acompanhamento dos familiares conseguiram resultados mais positivos. Além disso, evidenciam que, mesmo com o avanço das novas tecnologias digitais, a figura do professor permanece essencial no processo de ensino-aprendizagem. No cenário da Educação Infantil, o ensino remoto não se mostrou eficaz, porque as crianças precisam do contato diário com os colegas e os professores. Esse nível de ensino é um momento que requer adaptação, integração e socialização. 

Biografia do Autor

Darciel Pasinato, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Rosangela Fritsch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

PhD em Educação (Universidade do Porto) e Doutorado em Educação (UNISINOS). Pesquisadora e professora permanente do PPGEDU da UNISINOS.

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Fontes Orais

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Publicado

2024-09-09

Como Citar

Pasinato, D., & Fritsch, R. . (2024). Narrativas de uma professora da Educação Infantil em uma escola do campo no contexto da pandemia de Covid-19. História Oral, 27(2), 152–171. https://doi.org/10.51880/ho.v27i2.1391

Edição

Seção

Artigos Variados