Memórias de gestores municipais: entre práticas, representações e narrativas de si (1973-1985)

Autores

  • Darciel Pasinato Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Resumo


O artigo tem por objetivo analisar as memórias de gestores municipais da Secretaria de Educação de Selbach, um pequeno municí­pio localizado no norte do Rio Grande do Sul, Brasil, entre 1973 e 1985 em plena Ditadura Civil-Militar brasileira. Os trabalhos com memórias e com narrativas de pessoas, por intermédio da metodologia da história oral, ofertam uma dimensão singular para nos conectarmos com o tempo vivido. A base teórica fundamentou-se em autores como Halbwachs (2006); Le Goff (1996); Bergson (1999); Thomson (2002); Errante (2000); Thompson (1992); Bourdieu (1996); Certeau (2000). De alguma forma, procuramos tecer as narrativas para gerar uma espécie de teia de relações, tomando o cuidado de não distanciar do problema estabelecido. A construção textual adquiriu, dessa maneira, uma proporção dialógica, fruto de uma interpretação, de um esclarecimento possí­vel, entre tantas outras. Por fim, as memórias dos gestores municipais da Secretaria de Educação do Municí­pio de Selbach, através da análise das categorias, proporcionaram uma investigação da atuação dos gestores em diferentes momentos, onde foi discutido a questão do percurso do gestor municipal, a rotina de trabalho do gestor, o planejamento nas escolas rurais e a aprendizagem e frequência dos alunos.

Biografia do Autor

Darciel Pasinato, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

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Publicado

2020-12-23

Como Citar

Pasinato, D. (2020). Memórias de gestores municipais: entre práticas, representações e narrativas de si (1973-1985). História Oral, 23(2). Recuperado de https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/1026