Um zoom nos desafios metodológicos de fazer História Oral em tempos de pandemia: confluências e adaptações tecnológicas de uma investigação de História da Educação
DOI:
https://doi.org/10.51880/ho.v25i2.1271Palavras-chave:
entrevistas de história oral, história da educação, desafios metodológicos, memória, colégio Pedro II, pandemia de Covid-19Resumo
Este artigo é oriundo de uma tese de doutorado em Educação, cujo objeto foi a expansão do Colégio Pedro II (CPII) nos anos 2000. Neste trabalho, “damos um zoom” nos desafios de fazer História Oral em isolamento social, devido à pandemia de Covid-19. À luz da literatura de História Oral e de conceitos de memória, “enquadramos” a construção da tese por meio de confluências e adaptações tecnológicas para captação de entrevistados, a fim de possibilitar o fazer da História Oral, para compreender o movimento expansionista da instituição, através das vivências de gestores e servidores do CPII. Concluímos que há diferentes nuances entre as entrevistas presenciais e remotas, no entanto, consideramos que fatores como a colaboração e a aceitação do formato remoto por parte dos entrevistados, além da preocupação de humanizar a entrevista, foram essenciais para superar os desafios metodológicos de fazer História Oral remotamente.
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