Educação e trabalho de mulheres negras: histórias de vida na interseccionalidade entre gênero e raça
DOI:
https://doi.org/10.51880/ho.v25i1.1240Palavras-chave:
Memória, História Oral, Trabalho, Mulher negraResumo
Neste artigo, discute-se a escolarização e as possibilidades de trabalho de mulheres negras na região do ABC Paulista, São Paulo, Brasil, entre 1950 e 1960, a partir da análise do discurso em narrativas orais de Histórias de Vida, produzidas pelo método da História Oral. O objetivo é compreender a construção da identidade dessas mulheres no contexto de exclusão e discriminação social no período do desenvolvimento industrial da região do ABC Paulista, considerando-se o olhar da interseccionalidade entre gênero e raça. Acionam-se os conceitos de memória e identidade social para interpretação e análise de narrativas de seis mulheres negras entrevistadas em 2005, com idades entre 65 e 78 anos. A pesquisa mostrou a triste realidade de discriminação e exclusão vivenciadas por essas mulheres sob a ainda provável influência social dos tempos da escravidão, de modo que se compreenda como se dá a problemática de gênero e raça em sua interseccionalidade.
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