"Pro giro do "Sul": indígenas Xukuru-Kariri trabalhando na lavoura canavieira em Alagoas (1952-1990)
DOI:
https://doi.org/10.51880/ho.v23i2.1047Palavras-chave:
Oralidade, Memória, Xukuru-Kariri, Zona da Mata alagoana, Trabalho indígena.Resumo
Resumo: Nos relatos orais, indígenas Xukuru-Kariri, habitantes em Palmeira dos índios/AL, afirmaram terem trabalhado no cultivo e corte de cana para usinas de açúcar na Zona da Mata em Alagoas, região canavieira conhecida como "Sul". Além das longas viagens, os indígenas relataram as exaustivas jornadas de trabalho, as poucas folgas e precárias estruturas para estadas e moradias cedidas pelas usinas: os barracões. Neste artigo, discutiremos as experiências vivenciadas por migrantes Xukuru-Kariri moradores nos barracões, estruturas funcionais destinadas ao convívio e comercialização de alimentos, bens diversos, e para manutenção compulsória dos trabalhadores. Refletimos sobre o cotidiano do trabalho canavieiro no exercício de dominação pelas usinas, mas também como um espaço propício de elaboração das resistências ao recrutamento da mão de obra indígena, nos embates e mobilizações por melhores condições de vida. Palavras-chave: Xukuru-Kariri; Zona da Mata alagoana; Trabalho indígena.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 História Oral
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista História Oral é licenciada de acordo com a atribuição Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional). Dessa forma, os usuários da revista têm o direito de compartilhar livremente o material, copiando-o e redistribuindo-o em qualquer suporte e formato, desde que sem fins comerciais, fornecendo o crédito apropriado e não realizando mudanças ou transformações no material. Para maiores informações, ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR