"Pro giro do "Sul": indí­genas Xukuru-Kariri trabalhando na lavoura canavieira em Alagoas (1952-1990)

Autores

  • Adauto Santos da Rocha Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

DOI:

https://doi.org/10.51880/ho.v23i2.1047

Palavras-chave:

Oralidade, Memória, Xukuru-Kariri, Zona da Mata alagoana, Trabalho indí­gena.

Resumo


Resumo: Nos relatos orais, indí­genas Xukuru-Kariri, habitantes em Palmeira dos índios/AL, afirmaram terem trabalhado no cultivo e corte de cana para usinas de açúcar na Zona da Mata em Alagoas, região canavieira conhecida como "Sul". Além das longas viagens, os indí­genas relataram as exaustivas jornadas de trabalho, as poucas folgas e precárias estruturas para estadas e moradias cedidas pelas usinas: os barracões. Neste artigo, discutiremos as experiências vivenciadas por migrantes Xukuru-Kariri moradores nos barracões, estruturas funcionais destinadas ao conví­vio e comercialização de alimentos, bens diversos, e para manutenção compulsória dos trabalhadores. Refletimos sobre o cotidiano do trabalho canavieiro no exercí­cio de dominação pelas usinas, mas também como um espaço propí­cio de elaboração das resistências ao recrutamento da mão de obra indí­gena, nos embates e mobilizações por melhores condições de vida. Palavras-chave: Xukuru-Kariri; Zona da Mata alagoana; Trabalho indí­gena.

Biografia do Autor

Adauto Santos da Rocha, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Graduado em História pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus III, em Palmeira dos índios. Foi bolsista no Programa Pré-UNEAL e na Biblioteca Setorial do Campus III da UNEAL. Integra o Grupo de Pesquisas em História Indí­gena de Alagoas (GPHIAL) e realiza pesquisas sobre os povos indí­genas em Alagoas desde 2015. Possui Mestrado em História na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vinculado a linha de pesquisas: Cultura, poder e identidades. Tem se dedicado a pesquisar as mobilizações dos indí­genas Xukuru-Kariri e os processos sóciohistóricos de migrações para trabalho no século XX. Tem experiência nas áreas de: identidade, memória, história oral, migrações e relações sóciohistóricas no Semiárido alagoano. Publicou livros, capí­tulos de livros e artigos em sites periódicos e revistas especializadas. É filiado a Associação Nacional de História (ANPUH).

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

da Rocha, A. S. (2020). "Pro giro do "Sul": indí­genas Xukuru-Kariri trabalhando na lavoura canavieira em Alagoas (1952-1990). História Oral, 23(2). https://doi.org/10.51880/ho.v23i2.1047