História Oral

A ABHO, Associação Brasileira de História Oral, sociedade científica sem fins lucrativos, tem como um dos pontos centrais de sua proposta programática a publicação da revista História Oral, inscrita sob o ISSN 2358-1654, Qualis de estrato B2 para a área de História. A revista se destina aos associados e a todos os interessados na metodologia e na teoria das pesquisas que utilizam fontes orais. Criada em junho de 1998, História Oral foi a primeira publicação impressa brasileira, de circulação regular, inteiramente dedicada à divulgação de trabalhos nacionais e internacionais baseados em fontes orais, desempenhando assim importante papel na formação de pesquisadores. A revista trabalha com sistema duplo-cego de revisão por pares. Desde agosto de 2009, História Oral passou a contar também com uma edição eletrônica e, desde 2010, circula exclusivamente em formato digital. Todos os artigos da revista estão disponíveis para acesso e livre circulação, desde que propriamente citados.

Indexadores e bases de dados: Sistema Latindex - Indexador de Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal - http://www.latindex.org ; CLASE. Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades - Dirección General de Bibliotecas, UNAM - http://clase.unam.mx/F?func=find-b-0&local_base=cla01 ; DOAJ - Directory of Open Access Journals - http://www.doaj.org ; Portal de Periódicos da CAPES - http://www.periodicos.capes.gov.br/; GeoDados - http://geodados-pg.utfpr.edu.br/index.php EZB - Electronic Journals Library - http://rzblx1.uni-regensburg.de/ezeit/

Notícias

 

Dossiê: Instituições e práticas sociais institucionalizadas

 
O dossiê pretende abrir espaço para estudos sobre os modos através dos quais os atores sociais dão forma a instituições sociais, políticas e culturais, como igrejas, sindicatos, escolas, entidades recreativas e assistenciais, grupos artísticos e coletivos de distintas naturezas, incluídas as festividades e outras práticas relativamente informais, mas com efeito agregador reconhecido pelos participantes. Nesse sentido, são de interesse pesquisas sobre os processos de constituição de instituições ou entidades, os modos de adesão dos indivíduos, os processos de tomada de decisão, a emergência de disputas e crises, bem como o fazer cotidiano no seio desses agrupamentos. Textos que adotem perspectivas comparativas de análise que aproximem tempos, entidades ou realidades nacionais distintos são especialmente bem-vindos.

Data-limite para as contribuições: 19 fev. 2018
 
Publicado: 2017-08-10
 
Outras notícias...

v. 20, n. 1 (2017): História oral, memória e ciência


Capa da revista


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HISTÓRIA ORAL
www.historiaoral.org.br