História Oral

A ABHO, Associação Brasileira de História Oral, sociedade científica sem fins lucrativos, tem como um dos pontos centrais de sua proposta programática a publicação e a distribuição da Revista História Oral, inscrita sob o ISSN 2358-1654, Qualis de estratos B2 (para as áreas de História, Educação, Interdisciplinar e Antropologia/Arqueologia) e B3 (Planejamento Urbano e Regional/Demografia, Artes/Música e Filosofia/Teologia, Ciência Política e Relações Internacionais), que se destina aos associados e interessados na metodologia e teoria das pesquisas com fontes orais. Criada em junho de 1998, a revista História Oral da ABHO foi a primeira publicação impressa brasileira de circulação regular, inteiramente dedicada à divulgação de trabalhos nacionais e internacionais sobre a oralidade, desempenhando assim importante papel na formação de pesquisadores. Desde agosto de 2009, a revista História Oral também passou a ser publicada em edição eletrônica. A partir de 2010 passou a circular exclusivamente em formato digital.

Indexadores e bases de dados: Sistema Latindex - Indexador de Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal - http://www.latindex.org ; CLASE. Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades - Dirección General de Bibliotecas, UNAM - http://clase.unam.mx/F?func=find-b-0&local_base=cla01 ; DOAJ - Directory of Open Access Journals - http://www.doaj.org ; Portal de Periódicos da CAPES - http://www.periodicos.capes.gov.br/; GeoDados - http://geodados-pg.utfpr.edu.br/index.php EZB - Electronic Journals Library - http://rzblx1.uni-regensburg.de/ezeit/

Notícias

 

Próximo Dossiê HISTÓRIA ORAL NA ERA DIGITAL

 
A era digital na qual vivemos tem demandado reflexões teóricas e metodológicas sobre a oralidade e as novas mídias e até mesmo sobre o que é História Oral. Desde que começamos a produzir/usar áudio e vídeo digitais, a ter acesso ou disponibilizar fontes orais online, a publicar na internet e em outros suportes que não o impresso, experimentamos as vantagens trazidas pelos novos recursos tecnológicos e também diversas implicações na produção, preservação, acessibilidade, publicação, compartilhamento e divulgação de fontes orais. Em 2010 foi publicado na revista História Oral o dossiê “História oral, memória e novas tecnologias”, que já trazia a preocupação de pensar tais transformações. Com a intensificação do uso do audiovisual, da internet e de novas mídias digitais, nesses últimos anos, a revista História Oral visa, por meio desta chamada, aprofundar o debate por meio de contribuições que tratem das possibilidades e dos desafios que tais mídias têm trazido para a prática da História Oral.

Prazo para submissões: 01.03.2016
 
Publicado: 2015-10-06
 
Outras notícias...

v. 18, n. 2 (2015): História Oral, Práticas Educacionais e Interdisciplinaridade


Capa da revista


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HISTÓRIA ORAL
www.historiaoral.org.br