Roda de conversa: metodologia na produção de narrativas sobre permanência na universidade

Autores/as

  • Flávia Marinho Lisbôa Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

DOI:

https://doi.org/10.51880/ho.v23i1.995

Palabras clave:

Amazônia, Indí­genas, Universidade

Resumen


Este trabalho recupera parte do capí­tulo da metodologia de pesquisa de doutorado da autora, que adotou a "roda de conversa" como principal metodologia para acesso í s narrativas de estudantes indí­genas Gavião dos grupos Parkatejê, Akrãtikatejê e Kyikatjê a respeito de suas vivências na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. O intuito da pesquisa foi compreender as implicações para a permanência desses alunos na universidade e a roda de conversa surgiu como a alternativa metodológica mais pertinente. Tal metodologia viabilizou não só a pesquisa, mas também se afirmou como uma ferramenta importante para reflexão e construção polí­tica da forma-sujeito dos alunos. Nas vivências partilhadas foi possí­vel perceber a narrativa comum que eles partilhavam sobre as experiências do racismo institucional na educação superior no Brasil, denunciando a homogeneidade acadêmica, que materializa a colonialidade da sociedade contemporânea como um todo.

Biografía del autor/a

Flávia Marinho Lisbôa, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Professora na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Doutora em Estudos Linguí­sticos (UFPA). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (Unifesspa), com dissertação em Análise do Discurso. Especialista em Ensino-aprendizagem da Lí­ngua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2010). Graduada em Letras (Licenciatura em Lí­ngua Portuguesa) pela Universidade Federal do Pará (2008).

Publicado

2020-08-12

Cómo citar

Lisbôa, F. M. (2020). Roda de conversa: metodologia na produção de narrativas sobre permanência na universidade. História Oral, 23(1), 161–182. https://doi.org/10.51880/ho.v23i1.995