Museu, acervo permanente, antropologia visual e história oral: a experiência do LABOME, em Sobral (CE)
DOI:
https://doi.org/10.51880/ho.v23i1.962Palabras clave:
acervo especial, etnografia da duração, audiovisual, práticas museológicasResumen
O artigo discute questões relacionadas í produção audiovisual, experiências arquivísticas e de divulgação de acervos especiais permanentes do Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas da Universidade Estadual Vale do Acaraú – LABOME/UVA. A discussão trilha reflexões sobre a definição de museu, produção, organização e arranjo de acervos audiovisuais, de áudio e fotográficos aplicada ao LABOME, faz comparações com outros projetos e finaliza com a discussão sobre etnografia da duração, relação com a memória e práticas museológicas. O artigo também faz discussões epistemológicas relacionadas a estas questões, disvinculando a produção de coleções e acervos da idealização vinculada í neutralidade e imparcialidade de uma determinada forma de conceber o museu, apontando quais as opções ideológicas, políticas e morais seguidas pelo pesquisador na composição de acervos, especialmente quanto aos que estão sendo guardados e divulgados pelo LABOME.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 História Oral
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
A revista História Oral é licenciada de acordo com a atribuição Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional). Dessa forma, os usuários da revista têm o direito de compartilhar livremente o material, copiando-o e redistribuindo-o em qualquer suporte e formato, desde que sem fins comerciais, fornecendo o crédito apropriado e não realizando mudanças ou transformações no material. Para maiores informações, ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR