As trajetórias das professoras do Jalapão e seus percursos formativos

Autores/as

  • Odaléa Barbosa de Sousa Sarmento UFT - PALMAS
  • Jocyléia Santana dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT
  • Daniela Patrí­cia Ado Maldonado UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT

DOI:

https://doi.org/10.51880/ho.v22i2.959

Palabras clave:

Formação de professoras. Educação Infantil. História Oral. Jalapão.

Resumen


O artigo objetiva narrar trajetórias de formação de professoras da educação infantil do Jalapão, região de cerrado, localizado a leste do estado do Tocantins. Apropriando-se da metodologia da história oral temática, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com 10 professoras, cujo roteiro abordou a escolarização, o contexto social e da escolha profissional, com abordagem í  formação inicial e continuada. As narrativas orais retratam o percurso histórico de saberes cotidianos, descortinando experiências similares nas trajetórias de formação, que ao se intercruzarem ecoaram junto í  rota da pesquisa, arraigados pelos sentimentos de pertencimento í  região, aonde a contemporaneidade, desprovida no cunho educacional, se curva í s belezas do cerrado jalapoeiro.

Biografía del autor/a

Odaléa Barbosa de Sousa Sarmento, UFT - PALMAS

Professora da Educação Básica; Mestre em Educação pela UFT/Palmas

Jocyléia Santana dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT

PROFESSORA E COORDENADORA DO MESTRADO - PPGE - UFT

Publicado

2020-01-29

Cómo citar

Barbosa de Sousa Sarmento, O., Santana dos Santos, J., & Ado Maldonado, D. P. (2020). As trajetórias das professoras do Jalapão e seus percursos formativos. História Oral, 22(2), 263–282. https://doi.org/10.51880/ho.v22i2.959