Caiana dos Crioulos e seus "encantos": problematizando a constituição de lugares de memória em uma comunidade quilombola paraibana

Autores/as

  • Janailson Macêdo Luiz Professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa); Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo (USP).

Palabras clave:

Caiana dos Crioulos. Quilombolas. Memória.

Resumen


O artigo problematiza algumas apropriações do passado constituí­das por parte dos quilombolas de Caiana dos Crioulos (Alagoa Grande-PB), que nos últimos anos vêm efetuando ressignificações das heranças legadas pelos seus antepassados, ao confrontá-las perante os desafios e demandas do tempo presente. Busca-se compreender como a relação nós/outros vem contribuindo para delinear as fronteiras étnicas do grupo e o papel dado ao passado nesse processo. Para tanto, são abordadas especialmente as relações atualmente tecidas quanto alguns dos espaços situados em Caiana, especialmente a pedra do Reinado Encantado, que denotam como as relações de alteridade vem servindo de base para a instituição de lugares de memória, inseridos atualmente em atividades de cunho turí­stico. Quanto as fontes, fora lançado mão de relatos orais de memória, reunidos por meio de entrevistas de História Oral, além de produções audiovisuais (documentários e reportagens) e publicações veiculadas em sí­tios eletrônicos.

Biografía del autor/a

Janailson Macêdo Luiz, Professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa); Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo (USP).

Graduado em História pela Universidade Estadual da Paraí­ba (UEPB), mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), sob orientação da Prof.ª Tit. Maria Helena Machado. É professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), onde atuou como Diretor do Instituto de Ciências Humanas (2016-2018) e foi o primeiro coordenador do Curso de Licenciatura em História do Campus Marabá (2014-2015). Na mesma universidade, coordenou o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Relações Étnico-Raciais, Movimentos Sociais e Educação - NUMBUNTU/FACED/ICH (2015-2017). Atuou ainda como coordenador técnico (voluntário) do projeto "Catálogo Geral dos Manuscritos Avulsos e em Códices referentes í  História Indí­gena e Escravidão Negra do Brasil", desenvolvido pela UFCG, através da Fundação Parque Tecnológico da Paraí­ba (2012-2015). Realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas para os temas: Educação das Relações Étnico-Raciais; Comunidades Remanescentes de Quilombos; Guerrilha do Araguaia; Preservação e democratização das fontes históricas. Participou, enquanto estudante de graduação da UEPB, da criação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indí­genas (NEAB-í), em Campina Grande-PB. É filiado a Associação Nacional de História (ANPUH/Seção - PA), Associação Brasileira de História Oral (ABHO) e Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).

Publicado

2019-08-01

Cómo citar

Luiz, J. M. (2019). Caiana dos Crioulos e seus "encantos": problematizando a constituição de lugares de memória em uma comunidade quilombola paraibana. História Oral, 22(1), 102–124. Recuperado a partir de https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/890