Entre tempos e olhares: sobre a noção de testemunho na prática artística de Rosângela Rennó.
Palabras clave:
fotografia, documento, prática artística, atitude historiadora, testemunhoResumen
O artigo propõe abordar a noção de testemunho traçando um paralelo entre a ação artística e a prática historiadora em história oral. Apoia-se na análise do trabalho da artista visual Rosângela Rennó, Imemorial (1994), e em entrevistas com a artista, para identificar características da noção contemporânea de testemunho. Articula-se a metodologia de história oral, com destaque para análise de trajetórias nos mundos da arte e a discussão sobre fontes de memória, í problematização sobre colocar em evidência através da ação artística, a evidência histórica, e seus desdobramentos para a noção de testemunho. Valoriza-se a noção de atitude historiadora para reconhecer na artista uma historiadora visual.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista História Oral é licenciada de acordo com a atribuição Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional). Dessa forma, os usuários da revista têm o direito de compartilhar livremente o material, copiando-o e redistribuindo-o em qualquer suporte e formato, desde que sem fins comerciais, fornecendo o crédito apropriado e não realizando mudanças ou transformações no material. Para maiores informações, ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR