Operação Papai Noel e as crianças em situação de rua: vivências e testemunhos de infâncias perdidas (Recife - década de 1980)
Palabras clave:
criança, rua, controle socialResumen
Este artigo objetiva discutir a questão do controle social praticado sobre as crianças em situação de rua no Recife, na década de 1980. Período marcado pela efervescência política da promovido pelo processo de redemocratização, mas que ainda convivia com as instituições e práticas sociais autoritárias, cultivadas no decorrer dos governos militares (1964-1985). Essas instituições, a exemplo dos juizados ou das delegacias de menores, produziram diferentes "artes de governar" o cotidiano de meninos e meninas, que vivenciaram diferentes formas de abandono. A Operação Papai Noel foi o nome atribuído a uma das ações desses dispositivos de controle social, que tinha o objetivo de vigiar e punir as crianças que circulavam no centro comercial do Recife, no período natalino. Neste trabalho, serão analisados os relatos orais de quem vivenciou a experiência do abandono nas ruas do Recife e dos que praticavam as ações de controle social, os chamados comissários de menores. Debruçar-se sobre as narrativas orais, que narram í s vivências e os testemunhos de infâncias perdidas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista História Oral é licenciada de acordo com a atribuição Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional). Dessa forma, os usuários da revista têm o direito de compartilhar livremente o material, copiando-o e redistribuindo-o em qualquer suporte e formato, desde que sem fins comerciais, fornecendo o crédito apropriado e não realizando mudanças ou transformações no material. Para maiores informações, ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR