"Um dia você há de escrever a história deles!': identidade, historiadores e grupos de pesquisa

Autores/as

  • Bruna Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Beatriz Anselmo Olinto Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Marcos Nestor Stein Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Palabras clave:

Oksana Boruszenki, identidade, SBPH

Resumen


Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise da entrevista oral produzida com Oksana Boruszenko, ucraniana trazida pelos pais para o Brasil no final da II Guerra Mundial. Boruszenko graduou-se em História pela Universidade Federal do Paraná - UFPR - na década de 1960, logo após cursou doutorado em Munique, na Alemanha, pela Ludwig Maximilian Universität, retornou ao Brasil e, em seguida, lecionou na UFPR. A historiadora dedicou a maior parte das suas pesquisas í  imigração ucraniana. Além disso, integrou o grupo de fundadores da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica-SBPH, na qual exerceu o cargo de tesoureira nos anos de 1984 e 1985. Nossa análise da narrativa oral de Oksana Boruszenko tem como foco central, a forma como ela constrói sua trajetória de vida, em que associa a identificação ucraí­na e seu oficio de historiadora.

Biografía del autor/a

Bruna Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, pela linha História e Identidades.

Beatriz Anselmo Olinto, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Professora do Curso de Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Doutora em História Cultural e Pós-doutorada em Sociologia Polí­tica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora da Rede Proprietas.

Marcos Nestor Stein, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor dos cursos de graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no qual faz parte da Linha de Pesquisa Práticas Culturais e Identidades. É pesquisador associado da Rede Proprietas, sócio da ANPUH-Pr, da ABHO e da AHILA. Temas de Pesquisa: colônias agrí­colas, historia do Paraná, imigração e migrações, discurso, identidade, alemães e suábios do Danúbio.

Publicado

2019-01-31

Cómo citar

Silva, B., Olinto, B. A., & Stein, M. N. (2019). "Um dia você há de escrever a história deles!’: identidade, historiadores e grupos de pesquisa. História Oral, 21(2), 43–64. Recuperado a partir de https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/816