A trajetória polí­tica de Sereno Chaise: da democracia de 1945 aos dias atuais

Autores/as

  • Claudira do Socorro Cirino Cardoso Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gustavo Coelho Farias
  • Laura Ferrarri Montemezzo

Resumen


A entrevista com Sereno Chaise, realizada em Porto Alegre em duas sessões (dezembro de 2008 e maio de 2009), foi a 24ª do Programa de história oral do Centro de Documentação sobre a Ação Integralista Brasileira e o Partido de Representação Popular (CD-AIB/PRP). Formado em Direito, Sereno Chaise ingressou em 1945 na Ala Moça do PTB, partido pelo qual se elegeu vereador em 1951. Ao longo de sua trajetória pelo Partido Trabalhista Brasileiro, marcada por uma grande amizade com Leonel Brizola, tornou-se um nome de referência dentro do trabalhismo gaúcho. Em janeiro de 1964, assumiu a prefeitura de Porto Alegre, da qual foi afastado com o golpe militar. Apesar de ter tido os seus direitos polí­ticos suspensos, continuou a viver em Porto Alegre, atuando como advogado por algum tempo, e manteve contato com antigos colegas de polí­tica – como o próprio Leonel Brizola, que se encontrava, então, no exí­lio. Já no perí­odo da abertura polí­tica, voltou í  vida polí­tico-partidária e esteve presente na fundação do PDT. Em função de discordâncias no interior do partido, migrou posteriormente para o PT.

Biografía del autor/a

Claudira do Socorro Cirino Cardoso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em História pela Universidade de Passo Fundo (1989), mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). É professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: anticomunismo,ditadura, anistia, historiografia, história oral e memória. Tem atuado, também, na área da educação patrimonial e na realização de trabalhos que visam aproximar a Universidade dos alunos e professores de escolas públicas do ensino básico. Desde fevereiro de 2012 realiza estágio de pós doutorado junto ao CPDOC da Fundação Getulio Vargas, onde faz uma pesquisa comparativa entre as anistias de 1945 e de 1979.

Publicado

2014-10-05

Cómo citar

Cardoso, C. do S. C., Farias, G. C., & Montemezzo, L. F. (2014). A trajetória polí­tica de Sereno Chaise: da democracia de 1945 aos dias atuais. História Oral, 17(1), 267–302. Recuperado a partir de https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/372