Alguns desafios na organização de acervos de fontes orais: o caso do Núcleo de Pesquisa, Documentação e Referência sobre Movimentos Sociais e Polí­ticas Públicas no Campo (CPDA/UFRRJ)

Autores/as

  • Juliana Ramos Luiz
  • Marco Antonio dos Santos Teixeira

Palabras clave:

fontes orais, acervos, movimentos sociais rurais

Resumen


Para melhor apresentar a experiência de organização do acervo de fontes orais do Núcleo de Pesquisa, Documentação e Referência sobre Movimentos Sociais e Polí­ticas Públicas no Campo (NMS), o artigo foi dividido em três seções. A primeira delas expõe o histórico do Núcleo, traçando uma linha que vai da sua criação até a atual composição. A segunda seção, com conteúdo mais analí­tico, pretende encarar os dilemas, desafios e impasses enfrentados na organização de um acervo como o existente no Núcleo – especialmente no que tange í s fontes orais –, buscando discutir/responder algumas perguntas apresentadas ao longo do texto. A terceira seção traz as considerações finais, num esforço de apresentar um balanço de todo o exposto.

Publicado

2013-12-24

Cómo citar

Luiz, J. R., & Teixeira, M. A. dos S. (2013). Alguns desafios na organização de acervos de fontes orais: o caso do Núcleo de Pesquisa, Documentação e Referência sobre Movimentos Sociais e Polí­ticas Públicas no Campo (CPDA/UFRRJ). História Oral, 16(2), 73–99. Recuperado a partir de https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/311