Memória, democracia e educação: reflexões sobre diversidade étnica e história oral

Autores/as

  • Amilcar Araujo Pereira

DOI:

https://doi.org/10.51880/ho.v16i1.273

Palabras clave:

diversidade étnica, história oral, democracia, Brasil

Resumen


O objetivo deste artigo é propor reflexões sobre a importância do trabalho com a diversidade étnica no ensino de história e das demais disciplinas – um trabalho que lide com memórias e referenciais culturais diversos, construindo espaços de enunciação das diferenças, e que seja pautado pelos princí­pios da pluralidade cultural e do respeito a essas diferenças. Através da utilização da metodologia da história oral e de outras estratégias e possibilidades educacionais, esse tipo de trabalho pode contribuir muito para a democratização dos espaços escolares e, quem sabe, até mesmo para o combate ao racismo no Brasil.

Publicado

2013-08-16

Cómo citar

Pereira, A. A. (2013). Memória, democracia e educação: reflexões sobre diversidade étnica e história oral. História Oral, 16(1), 69–84. https://doi.org/10.51880/ho.v16i1.273