História oral e empresas: reflexões a partir do Museu da Pessoa
DOI:
https://doi.org/10.51880/ho.v24i2.1119Palabras clave:
História oral, História empresarial, Historiografia.Resumen
Este artigo discute a intersecção entre a história oral e a história empresarial a partir do projeto Educar para o futuro, encomendado pela Fundação Bradesco ao Instituto Museu da Pessoa. Os
procedimentos historiográfi cos dessa instituição identifi cam-se com a história oral, alimentando uma retórica de empoderamento comunitário a partir da constituição de acervos e narrativas compostos por depoimentos orais. Simultaneamente, o Instituto presta serviços a empresas, atendendo a demandas e contingências por vezes divergentes das historiográficas. Dada a consolidação de um mercado de histórias empresariais sob encomenda no Brasil nas últimas duas décadas – no qual a história oral ocupa um espaço importante –, como avaliar as possibilidades e os limites para a prática historiográfica? O caso observado é paradigmático, provendo substratos para melhor se compreender as implicações teóricas e metodológicas da intersecção entre história oral e empresas no Brasil.
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