Notas sobre ensino superior e formação de professores no norte e nordeste do estado de Santa Catarina (1960-1970)
DOI:
https://doi.org/10.51880/ho.v23i1.1011Palabras clave:
História Institucional, Formação de professores, Universidade, Univille, JoinvilleResumen
Como se deu o processo de interiorização do ensino superior no norte e nordeste de Santa Catarina? Qual foi o papel dos cursos de formação de professores nesse processo? São essas as questões que animam este artigo. Tomando como referência os resultados de uma pesquisa sobre a história da Univille, o texto foi organizado em três partes. Na primeira, analisamos o processo de criação da Faculdade de Ciências Econômicas de Joinville, discutindo as motivações que levaram lideranças políticas, empresariais e educacionais a se envolverem com a oferta de ensino superior naquela região. Em seguida, refletimos sobre os interesses que incidiram na constituição da Fundação Joinvilense de Ensino (Fundaje) e de sua Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLJ) que, a partir de 1968, passaram a oferecer cursos de licenciatura. Por fim, encerramos o artigo com um debate sobre as perspectivas de universidade e formação de professores que, í época, transpassavam a Fundaje e a FFCLJ.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 História Oral
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
A revista História Oral é licenciada de acordo com a atribuição Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional). Dessa forma, os usuários da revista têm o direito de compartilhar livremente o material, copiando-o e redistribuindo-o em qualquer suporte e formato, desde que sem fins comerciais, fornecendo o crédito apropriado e não realizando mudanças ou transformações no material. Para maiores informações, ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR