Potencialidade do PIBID para além da formação de seus bolsistas: relatos de uma coordenadora

Autores/as

  • Thaiara Magro Pereira Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo
  • Caian Cremasco Receputi Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo
  • Daisy de Brito Rezende Departamento de Quí­mica Fundamental, Instituto de Quí­mica da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51880/ho.v23i1.1006

Palabras clave:

História Oral, PIBID, formação inicial de professores, Coordenador de área

Resumen


Este artigo tem como objetivo relatar a análise da narrativa de uma coordenadora de um subprojeto PIBID-Quí­mica sobre as ações desenvolvidas em seu âmbito, buscando identificar as contribuições desse projeto para sua formação continuada e para a formação inicial de professores de Quí­mica. A coordenadora relata desde a sua trajetória formativa, até sua inserção no PIBID, destacando as ações desenvolvidas no subprojeto e as implicações dessas ações na formação dos licenciandos em Quí­mica. Os resultados da análise da narrativa indicam que i) o PIBID contribuiu para sua formação continuada; ii) a multiplicidade de ações desenvolvidas pelo subprojeto sob sua coordenação eram delineadas tendo como base a realidade da escola; e, iii) as experiências realizadas no âmbito do PIBID permitiram a criação de uma disciplina que tem contribuí­do para a formação dos professores da Instituição de Ensino Superior í  qual a coordenadora está vinculada.

Publicado

2020-08-12

Cómo citar

Pereira, T. M., Receputi, C. C., & Rezende, D. de B. (2020). Potencialidade do PIBID para além da formação de seus bolsistas: relatos de uma coordenadora. História Oral, 23(1), 77–91. https://doi.org/10.51880/ho.v23i1.1006