Women in the bleachers: the performances and confrontations of cariocas football supporters
DOI:
https://doi.org/10.51880/ho.v24i2.1175Keywords:
Gender, Supporters, BleachersAbstract
O presente artigo tem por objetivo trazer à tona discussões a respeito da vivência e dos enfrentamentos pelos quais passam as torcedoras, denominadas aqui como comuns, nas arquibancadas do Rio de Janeiro. A partir da realização de entrevistas com quatro torcedoras, busca-se tratar de temáticas que são recorrentes nas experiências de mulheres que frequentam estádios, percebendo esse espaço como um ambiente capaz de criar e reiterar lógicas que ampliam o senso comum de que o futebol é masculino.
References
BANDEIRA, Gustavo Andrada. Uma História do Torcer no presente. Elitização, racismo e heterossexismo no currículo de masculinidade dos torcedores de futebol. Curitiba: Appris, 2019. BANDEIRA, Gustavo Andrada; SEFFNER, Fernando. Representações sobre mulheres nos estádios de futebol. Revista Mosaico, nº9, 2018.
BRANZ, Juan Bautista. Masculinidades y ciências sociales. Una relación (todavía) distante. Descentrada. Revista interdiciplinaria de feminismos y género. Argentina, 2017.
CASAGRANDE, Magnos Cassiano. Imagens de torcedoras em capas de jornais: estudo sobre a Copa do Mundo de futebol de 2014. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos
Interdisciplinares da Comunicação 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Joinville - SC – 2 a 8/09/2018.
DAMO, Arlei. Para o que der e vier: o pertencimento clubístico no futebol brasileiro a partir do Grêmio foot-ball Porto Alegrense. (Dissertação). Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, 1998.
HOLLANDA, Bernardo Buarque de. Futebol, arte e política: a catarse e seus efeitos na representação do torcedor. Revista O&S. V. 16. 2009.
MOURA, João Carlos da Cunha. Joguem como homens! Masculinidades, liberdade de expressão e homofobia em estádios de futebol no estado do Maranhão. São Paulo: Paco Editorial, 2019.
NORONHA, Marcelo Pizarro. Sou mulher! Sou gremista! Representações da mulher no futebol e as cristalizações de gênero envolvidas nesse processo: Uma etnografia sobre torcedoras do Grêmio. XI Encontro Estadual de História. Universidade Federal do Rio Grande, julho 2012.
TOLEDO, Luiz Henrique de. Torcer: Metafísica do homem Comum. Revista de História da USP. São Paulo, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 História Oral
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista História Oral é licenciada de acordo com a atribuição Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional). Dessa forma, os usuários da revista têm o direito de compartilhar livremente o material, copiando-o e redistribuindo-o em qualquer suporte e formato, desde que sem fins comerciais, fornecendo o crédito apropriado e não realizando mudanças ou transformações no material. Para maiores informações, ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR