Os indígenas Xukuru do Ororubá e as formas de trabalho: de agricultores a operários e produtores orgânicos (Pesqueira e Poção/PE)
DOI:
https://doi.org/10.51880/ho.v23i2.1089Keywords:
trabalho, memórias, índios, Xukuru do Ororubá, SemiáridoAbstract
Nesse texto buscamos evidenciar as diversas formas de trabalho exercido pelos indígenas Xukuru do Ororubá, atuais habitantes em um território que compreende os municípios de Pesqueira e Poção, no Semiárido pernambucano, região com pouca incidência de chuvas anuais, longas estiagens ou secas prolongadas. A partir de registros históricos e principalmente relatos das memórias orais indígenas, discutimos o trabalho próprio na agricultura, para os fazendeiros invasores nas terras indígenas ou como operários na agroindústria em Pesqueira. E ainda, por falta de terras e em razão da seca, o trabalho na lavoura canavieira na Zona da Mata Sul pernambucana e Norte alagoana, ou nas plantações de algodão no Sertão paraibano. Bem como após a conquista da demarcação do território em 2001, a experiência de cultivos agroecológicos, a recente e nova forma de trabalho na agricultura para a vida com dignidade, para afirmação da identidade no Semiárido indígena pernambucano.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 História Oral
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista História Oral é licenciada de acordo com a atribuição Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional). Dessa forma, os usuários da revista têm o direito de compartilhar livremente o material, copiando-o e redistribuindo-o em qualquer suporte e formato, desde que sem fins comerciais, fornecendo o crédito apropriado e não realizando mudanças ou transformações no material. Para maiores informações, ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR